A palavra “segundo” no excerto: “segundo o Idec, é uma impo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q670039 Português
(...) Consumidores
Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as operadoras não apresentam justificativas técnicas para inclusões ou reduções de franquias de dados nos novos planos. “Ao adotarem essas medidas, as operadoras elevam seus preços sem justa causa, detém vantagem excessiva nos contratos, limitam a competição e geram aumento arbitrário de lucro,” disse o pesquisador em telecomunicações do instituto, Rafael Zanatta.
A entidade ingressou com uma ação civil pública contra as operadoras Claro, Net, Oi e Telefônica. O objetivo é impedir a suspensão do serviço de internet, que, segundo o Idec, é uma importante ferramenta de acesso à informação, reconhecido como direito fundamental e essencial para o exercício da democracia e da cidadania, “não devendo, portanto, prevalecer as alterações desejadas pelas operadoras”. (...).
Revista Exame
A palavra “segundo” no excerto: “segundo o Idec, é uma importante ferramenta de acesso à informação (...)”. A construção utilizando a conjunção adverbial conformativa tem por objetivo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos entender melhor a questão e por que a alternativa correta é a B.

A alternativa correta é a B - Dar credibilidade ao que foi informado.

A palavra "segundo" no excerto "segundo o Idec, é uma importante ferramenta de acesso à informação" tem a função de atribuir credibilidade às informações apresentadas, indicando que a fonte das informações é confiável e reconhecida, no caso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que não são aceitáveis:

A - Fazer uma alerta.
Esta opção não é correta porque a palavra "segundo" não está alertando sobre algo; está simplesmente mencionando a fonte das informações apresentadas.

C - Eximir-se da responsabilidade das informações.
Esta alternativa também está errada, pois usar "segundo" não implica que o autor esteja se isentando de responsabilidade. Em vez disso, está apontando uma fonte confiável para respaldar o que é dito.

D - Exemplificar o que foi dito.
A palavra "segundo" não está sendo usada para dar exemplos; está sendo usada para indicar a origem das informações, o que é diferente de exemplificar.

E - Dar um conselho.
Esta alternativa está incorreta porque a expressão "segundo o Idec" não está oferecendo um conselho, mas sim referenciando a fonte das informações apresentadas.

Portanto, ao dizer "segundo o Idec", o texto está reforçando a credibilidade da informação ao mencionar uma fonte reconhecida e confiável, que é justamente o objetivo da alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B.  Pestana (2012) = Orações Subordinadas Adverbiais Conformativas = Exprimindo ideia de conformidade, são iniciadas pelas conjunções subordinativas conformativas. Não deixe de dar uma olhada no capítulo de conjunções subordinativas.
– Como todos sabemos, o Brasil já é autossuficiente em petróleo.
– A revelação dos contatos do lobista com a empresa portuguesa deixou clara, consoante relevou uma revista famosa, a participação dele na “jogada”.
– Segundo foi noticiado por nós, a reunião da sexta-feira 13 era esperada desde há muito.

Alguém sabe porque a C está errada?

Questão estranha... acho que seria uma interpretação individual.

...mas... quem samos nozes!

 

Alguém poderia explicar o erro da alternativa c?

A citação de alguma autoridade no assunto confere maior credibilidade ao que se está falando. No texto, o IDEC é quem diz e sustenta ainda mais a informação. O autor não quer se eximir da responsabilidade, muito pelo contrário. A conjunção é de conformidade porque é "conforme", "segundo", "de acordo com" o que tal autoridade no assunto diz...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo