O Norte e o Nordeste ainda terão uma semana com fortes panc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921502 Português

Frio vai deixar saudade? Saiba quando chega a próxima massa polar


A onda de frio que chegou ao Brasil na última semana começa a perder força. A tempestade subtropical Yakecan se deslocou para o alto-mar e a pressão polar que estava no Sul está se dissipando, o que permitirá a elevação gradual da temperatura.


Quem gosta de ficar embaixo dos cobertores vai ter que esperar até a primeira quinzena de junho para a próxima onda de frio, que promete ser tão intensa quanto a dos últimos dias.


Segundo o site de meteorologia Clima Tempo, em uma previsão estendida, o que pode gerar imprecisões, os modelos meteorológicos indicam que, em meados de junho, há previsão para a chegada de uma nova massa de ar polar.


Ainda de acordo com o site, até o fim de maio, os dias seguem dentro da normalidade. Considerando a época do ano, a previsão é de temperaturas agradáveis também para a região Sul.


"A massa de ar seco atua no centro-sul do Brasil, e os índices de umidade do ar tendem a cair, volta a chover sobre o Rio Grande do Sul ao longo da semana e os dias terão grande amplitude térmica, ou seja, manhãs e noites frias, mas com tardes quentes."


Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que "periodicamente, em algum momento, você tem uma entrada de ar frio, como foi o caso agora, parece que a estação fria mesmo começou mais cedo, o que a gente chama de variabilidade anual."


O Norte e o Nordeste ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva, pois a presença da frente fria na região ainda favorece o surgimento de temporais, chamado de "rescaldo".


O Inmet informa que as atualizações das previsões de tempo indicam volumes elevados de chuva. O início desta semana tende a permanecer chuvoso no Nordeste.



(Disponível em:Frio-vai-deixar-saudade-saiba-quando-chega-a-próxima-massa-polar(msn.com). Adaptado.)

O Norte e o Nordeste ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva.'
Assinale a opção CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Incorreta. Uma semana exerce função de Objeto direto

B. Correta. "Ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva" exerce a função de predicado, no caso, verbal, pois há o verbo "terão" como núcleo.

C. Incorreta. O sujeito da oração realmente é " O norte e o nordeste", porém, os artigos que os antecede, semanticamente exercem função de Adjunto Adnominal (termo acessório da oração, não complemento nominal, que é termo essencial).

D. Incorreta. Ainda terão não pode ser uma Locução verbal, caracteriza-se como advérbio e verbo.

E. Incorreta. a expressão ainda integra o predicado.

Predicado verbal indica uma ação, sendo constituído por um núcleo, que é um verbo nocional (verbo que indica uma ação).

Nesse caso, não há presença de predicativo do sujeito, por exemplo:

  • Nós caminhamos muito hoje. (núcleo: caminhamos)
  • Cheguei hoje de viagem. (núcleo: cheguei)
  • O cliente perdeu os documentos. (núcleo: perdeu)

Logo a palavra ''terão'' na é um predicado verbal.

Gabarito: Letra B

O NUCLEO DO PREDICADO VERBAL É O VERBO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo