O Norte e o Nordeste ainda terão uma semana com fortes panc...
Frio vai deixar saudade? Saiba quando chega a próxima massa polar
A onda de frio que chegou ao Brasil na última semana começa a perder força. A tempestade subtropical Yakecan se deslocou para o alto-mar e a pressão polar que estava no Sul está se dissipando, o que permitirá a elevação gradual da temperatura.
Quem gosta de ficar embaixo dos cobertores vai ter que esperar até a primeira quinzena de junho para a próxima onda de frio, que promete ser tão intensa quanto a dos últimos dias.
Segundo o site de meteorologia Clima Tempo, em uma previsão estendida, o que pode gerar imprecisões, os modelos meteorológicos indicam que, em meados de junho, há previsão para a chegada de uma nova massa de ar polar.
Ainda de acordo com o site, até o fim de maio, os dias seguem dentro da normalidade. Considerando a época do ano, a previsão é de temperaturas agradáveis também para a região Sul.
"A massa de ar seco atua no centro-sul do Brasil, e os índices de umidade do ar tendem a cair, volta a chover sobre o Rio Grande do Sul ao longo da semana e os dias terão grande amplitude térmica, ou seja, manhãs e noites frias, mas com tardes quentes."
Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que "periodicamente, em algum momento, você tem uma entrada de ar frio, como foi o caso agora, parece que a estação fria mesmo começou mais cedo, o que a gente chama de variabilidade anual."
O Norte e o Nordeste ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva, pois a presença da frente fria na região ainda favorece o surgimento de temporais, chamado de "rescaldo".
O Inmet informa que as atualizações das previsões de tempo indicam volumes elevados de chuva. O início desta semana tende a permanecer chuvoso no Nordeste.
(Disponível em:Frio-vai-deixar-saudade-saiba-quando-chega-a-próxima-massa-polar(msn.com). Adaptado.)
Assinale a opção CORRETA.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A. Incorreta. Uma semana exerce função de Objeto direto
B. Correta. "Ainda terão uma semana com fortes pancadas de chuva" exerce a função de predicado, no caso, verbal, pois há o verbo "terão" como núcleo.
C. Incorreta. O sujeito da oração realmente é " O norte e o nordeste", porém, os artigos que os antecede, semanticamente exercem função de Adjunto Adnominal (termo acessório da oração, não complemento nominal, que é termo essencial).
D. Incorreta. Ainda terão não pode ser uma Locução verbal, caracteriza-se como advérbio e verbo.
E. Incorreta. a expressão ainda integra o predicado.
Predicado verbal indica uma ação, sendo constituído por um núcleo, que é um verbo nocional (verbo que indica uma ação).
Nesse caso, não há presença de predicativo do sujeito, por exemplo:
- Nós caminhamos muito hoje. (núcleo: caminhamos)
- Cheguei hoje de viagem. (núcleo: cheguei)
- O cliente perdeu os documentos. (núcleo: perdeu)
Logo a palavra ''terão'' na é um predicado verbal.
Gabarito: Letra B
O NUCLEO DO PREDICADO VERBAL É O VERBO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo