Uma das grandezas fundamentais na análise e no projeto de e...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A investigação do solo, por meio de ensaios, é de fundamental importância para conhecer seu comportamento e fundamentar projetos envolvendo-o.
Por sua vez, o esforço cortante, também chamado de esforço cisalhante ou cisalhamento, trata-se de um esforço com a tendência de cortar a seção transversal. Assim, a tensão cisalhante consiste no quociente entre a força cortante e a área da seção transversal em que ela atua.
Nesse contexto, a resistência ao cisalhamento de uma amostra de solo é a máxima tensão de cisalhamento que ele pode suportar sem romper.
Visto isso, o ensaio de cisalhamento direto trata-se do ensaio realizado com o objetivo de determinar a resistência ao cisalhamento do solo. O ensaio é feito submetendo uma amostra de solo a uma tensão normal constante e, na sequência, aplicando uma tensão cisalhante crescente, em um dado plano de inclinação, até que o solo rompa por cisalhamento. Como resultados, o ensaio fornece uma correlação entre a tensão cisalhante a tensão normal, a coesão do solo (força de atração entre os átomos e moléculas que resiste que o solo rompa) e o ângulo de atrito (ângulo máximo que a força transmitida ao solo pode fazer com a força normal à superfície de contato, sem que haja o cisalhamento do solo no plano de ruptura).
Assim, tem-se que a resistência ao cisalhamento dos solos depende da coesão e do ângulo de atrito. Ela é calculada pela seguinte equação:
Em que τ é a resistência ao cisalhamento do solo; c a coesão; σ a tensão normal vertical; e φ o ângulo de atrito do solo.
Portanto, tendo em vista o apresentado, verifica-se que a afirmativa do enunciado está correta.
Gabarito do professor: certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo