O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código ab...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q328010 Sistemas de Informação
O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows. Com relação a esse software livre, julgue os itens a seguir.


O aplicativo em questão pode ser utilizado na criação de apresentações e formulários animados em formato pdf.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (certo).

O Scribus é uma poderosa ferramenta de desktop publishing (publicação de desktop), que permite a criação e diagramação de uma vasta gama de documentos, indo de simples panfletos a jornais, revistas, newsletters, posters, e sim, também apresentações e formulários. É importante destacar que, além de suportar os tradicionais formatos de documentos estáticos, o Scribus possui recursos que permitem a criação de documentos no formato PDF interativos, o que inclui a possibilidade de inserir campos de formulário, como caixas de texto e botões, e animações.

Esse recurso é particularmente útil para profissionais ou entusiastas que desejam desenvolver materiais ricos e dinâmicos sem a necessidade de adquirir softwares proprietários caros. A capacidade do Scribus de criar formulários animados em PDF é uma funcionalidade avançada e um exemplo de como softwares de código aberto podem ser alternativas viáveis aos seus equivalentes comerciais.

Portanto, a afirmação de que o Scribus pode ser utilizado na criação de apresentações e formulários animados em formato PDF é correta, pois reflete uma das diversas funcionalidades que este versátil software livre oferece aos seus usuários.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A fim de ajudar:

O Scribus suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG. Também oferece recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors). Um interpretador Python foi incluso dentro do programa para criação de scripts que auxiliam no processo de criação do documento automatizando tarefas comuns.

A impressão é alcançada através do próprio interpretador de Postscript de nível 3, com suporte à incorporação ou apenas à referência (sub-lista) de fontes Truetype, Type 1 e OpenType. O driver interno também suporta a criação de PS de nível 2 e uma grande parte do subset de nível 3.

O suporte a PDF inclui transparência, criptografia e uma grande quantidade das especificações do PDF 1.4 e X/3. Objetos interativos como campos, anotações, botões e marcadores também são suportados.

O formato de arquivo usado no Scribus basea-se no XML, sendo totalmente documentado. Documentos tipo OpenDocument podem ser importados, assim como RTF, Microsoft Word .doc e HTML (com algumas limitações em certos casos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo