A dependência de drogas refere-se ao estado em que o uso da ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
O tema central da questão é a dependência de drogas e os mecanismos neurobiológicos envolvidos. Para resolver essa questão, é necessário compreender as vias de recompensa no cérebro, especificamente a via dopaminérgica mesolímbica, e o papel dos neurotransmissores na habituação e dependência.
A - Via dopaminérgica mesolímbica: Esta alternativa está correta porque descreve precisamente a via de recompensa envolvida na dependência de drogas. A via dopaminérgica mesolímbica é crucial para o efeito de recompensa, envolvendo a liberação de dopamina no núcleo acumbente, o que é intensificado por drogas que produzem dependência, como cocaína e opioides.
B - Mecanismo de habituação: Esta alternativa está incorreta. Embora o aumento de cAMP possa estar envolvido em mecanismos de abstinência, a descrição apresenta uma compreensão errônea do papel da adenilato ciclase. O aumento de rebote no cAMP não é um mecanismo geral de habituação.
C - Nicotina e receptores nAChR: Esta alternativa está incorreta. A nicotina, de fato, atua sobre os receptores nicotínicos de acetilcolina; no entanto, não causa depressão neuronal, mas sim, excitação. Além disso, o dissulfiram não é um antagonista dos receptores nAChR.
D - Clonidina e abstinência: Esta alternativa está incorreta. Clonidina é um agonista dos receptores alfa-2 adrenérgicos, não um antagonista. Ela é utilizada para reduzir sintomas de abstinência, mas a categorização do seu mecanismo está errada aqui.
E - Receptores de canabinoides: Esta alternativa está incorreta. Embora correto que os receptores canabinoides sejam acoplados à proteína G e inibam a adenilato ciclase, eles não ativam canais de cloreto. Eles atuam principalmente sobre canais de potássio e cálcio, e a descrição dos efeitos do THC está parcialmente correta, mas não totalmente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito errado pois a clonidina não é um antagonista de receptor alfa 2 mas sim um AGONISTA.
A clonidina é um agonista adrenérgico de ação direta do receptor adrenérgico α2, prescrito historicamente como agente anti-hipertensivo. Foram encontrados novos usos, incluindo o tratamento de alguns tipos de dor neuropática, desintoxicação por , do e usos fora de indicação, para neutralizar os efeitos secundários dos medicamentos estimulantes como o ou as
FONTE WIKIPÉDIA
A Clonidina é um agonista adrenérgico. Conforme prova e gabarito disponíveis no site do Ibade, a opção correta é a letra A.
As drogas de abuso agem sobre muitas estruturas do SNC, em especial sobre o sistema mesolímbico e o sistema mesocorical( constituem o sistema de recompensa cerebral), O sistema mesolímbico é composto por projeções dopaminérgicas que partem da área tegmentar ventral e chegam, principalmente ao núcleo accumbens, portanto está relacionado ao mecanismo de condicionamento ao uso da substância, bem como à fissura, à memória e às emoções ligadas ao uso. O sistema mesocorical estão relacionados da decorrência do uso de substancias psicoativas com seus efeitos como: compulsão e perda do controle para o consumo de droga.
PASSAGLI, Marcos et al. Toxicologia forense: teoria e prática. Millennium, 2009.
A alternativa E está incorreta pois afirma que o 11- hidroxi-THC é menos ativo, no entanto ele é MAIS ATIVO.
A - CORRETO - A ZONA DE RECOMPENSA É O SISTEMA MESOLIMBICO DOPAMINÉRGICO, QUE INCLUI NEURÔRIOS NA ÁREA TEGMENTAL VENTRAL E PROJEÇÕES NO NUCLEO ACUMBENS, OU SEJA, AS PROPRIEDADES GRATIFICANTES DE UMA DROGA SÃO CONDIÇÕES MÍNIMAS NECESSÁRIAS PARA A EXPOSIÇÃO REPETIDA. AS DROGAS DE ABUSO SÃO DIFERENTES DOS REFORÇADORES CONVENCIONAIS DEVIDO O ESTIMULO MAIS POTENTE DE LIBERAÇÃO DE DOPAMINA.
B - ERRADO - O CONCEITO SE APLICA SOMENTE À COCAÍNA. PARA OS OPIOIDES É DIFERENTE. ELES INIBEM OS INTERNEURÔNIOS GABANÉRGICOS NA ÁREA TEGMENTAL VENTRAL (ATV), QUE EXPRESSAM RECEPTORES OPIÓIDES U (mu/mi) QUE, POR SUA VEZ, DESINIBEM OS NEURÔNIOS DOPAMINÉRGICOS NA ATV, AUMENTANDO, ASSIM, INDIRETAMENTE A LIBERAÇÃO DE DOPAMINA NO NÚCLEO ACCUMBENS. SINTETIZANDO: BASTA LEMBRAR QUE, EMBORA AMBOS OS RECEPTORES DA CACOÍNA E DOS OPIOIDES SÃO DO TIPO ACOPLADOS A PROTEINA G, NOS RECEPTORES OPIOIDES A PROTEÍNA G ACOPLADA ÀS SUBUNIDADES É INIBITÓRIA (Gi/o), CUJO EFETOR É A FOSFOLIPASE C. JÁ NA COCAÍNA A PROTEÍNA G ACOPLADA ÀS SUBUNIDADES É ESTIMULATÓRIA (Gs), CUJO EFETOR É A ADENILILCICLASE.
C - ERRADO - NICOTINA NÃO É UM AGENTE DE INIBIÇÃO, MAS SIM DE ESTIMULAÇÃO. ALÉM DISSO, É O AGONISTA PROTÓTIPO NOS RECEPTORES COLINÉRGICOS NICOTÍNICOS, ONDE ESTIMULA DRAMATICAMENTE OS NEURÔNIOS E, FINALMENTE, BLOQUEIA A TRANSMISSÃO SINÁPTICA.
D - ERRADO - COM RELAÇÃO À SUA FARMACODINÂMICA, A CLONIDINA FUNCIONA ATRAVÉS DO AGONISMO DOS ADRENOCEPTORES ALFA-2, QUE POSSUEM EFEITOS COMO REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL (efeitos hipotensores), SEDAÇÃO E HIPERPOLARIZAÇÃO DOS NERVOS.
E - ERRADO - NA CANNABIS, A PROTEÍNA G ACOPLADA ÀS SUBUNIDADES É INIBITÓRIA (Gi), CUJO EFETOR DEPRIMIDO É A ADENILILCICLASE. COM RELAÇÃO À SUA BIOTRANSFORMAÇÃO, O 11-OH-∆9-THC É O COMPOSTO ATIVO DO ∆9-THC.
.
.
.
GABARITO ''A''
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo