A metemoglobinemia é um distúrbio hematológico no qual a he...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
A questão aborda o tema da metemoglobinemia, um distúrbio hematológico que afeta a capacidade da hemoglobina de transportar oxigênio no sangue. Para resolver a questão, é necessário entender o processo de desenvolvimento desse distúrbio e o tempo que ele leva para se manifestar clinicamente.
Alternativa correta: E - 3 a 4 horas.
Justificativa para a alternativa correta:
A metemoglobinemia ocorre quando a hemoglobina é convertida em metemoglobina, uma forma que não consegue transportar oxigênio de maneira eficaz. Esse processo de oxidação não acontece instantaneamente; ele leva 3 a 4 horas para se instalar e causar sintomas clínicos perceptíveis. Assim, a alternativa E é a correta, pois reflete o tempo estimado de desenvolvimento do distúrbio.
Análise das alternativas incorretas:
- A - 15 minutos: Esse tempo é muito curto para que a metemoglobina se forme em uma quantidade significativa no sangue.
- B - 30 minutos: Embora um pouco mais longo, ainda não é suficiente para causar um quadro clínico de metemoglobinemia.
- C - 45 a 60 minutos: Esse intervalo de tempo ainda é insuficiente para a instalação completa do quadro de metemoglobinemia.
- D - 2 horas: Embora mais próximo, ainda não é o tempo esperado para o desenvolvimento total dos sinais e sintomas da condição.
Logo, a escolha da alternativa E é justificada pelo tempo necessário para que a metemoglobina se acumule a níveis que afetam a função hematológica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MetahB = 3 a 4 horas! não responde a aplicação de oxigênio!
O que é essa metemoglobinemia?
A metemoglobinemia é um distúrbio hematológico no qual a hemoglobina é oxidada a metemoglobinemia na, tornando a molécula funcionalmente incapaz de transportar oxigênio. Desenvolve-se, assim, um quadro semelhante à cianose, na ausência de anormalidades cardíacas.
Aprofundando:
Na molécula de hemoglobina, o ferro normalmente está presente no estado reduzido ou ferroso (Fe++). Nesse estado, a hemoglobina pode transportar o oxigênio para os tecidos. Entretanto, a hemoglobina das hemácias é bastante instável, e como nosso organismo é dependente de oxigênio, um protótipo de agente oxidante, tal molécula é continuamente oxidada para a forma férrica (Fe+++), denominada metemoglobina. A molécula de oxigênio livre possui baixa afinidade pela metemoglobina e a fração ligada apresenta-se fixada de maneira mais firme, não sendo liberada para os tecidos.
No nosso organismo EXISTE um mecanismo enzimático para reverter essa situação: metemoglobina redutase
OBS: em estado normal a hemoglobina só é encontrada em estado férrico em 1%
Os níveis sanguíneos MÁXIMOS DE METEMOGLOBINEMIA LEVAM DE 3 A 4 HORAS APÓS A ADMINISTRAÇÃO DA MEDICAÇÃO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo