Para o controle da dor de origem inflamatória em um pacient...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - a dexametasona é a correta.
Quando trabalhamos com o controle da dor de origem inflamatória em pacientes com condições específicas como a asma brônquica, precisamos ser especialmente cuidadosos na escolha do anti-inflamatório. A dexametasona, um corticosteroide, é bem indicada nesse contexto porque não possui o mesmo risco de exacerbar sintomas asmáticos comum em outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
Dexametasona (Alternativa C): Esta é a escolha correta porque, como corticosteroide, reduz efetivamente a inflamação e a dor sem aumentar o risco de broncoespasmo em pacientes asmáticos. Corticosteroides são frequentemente usados em quadros de asma para reduzir a inflamação das vias aéreas.
Nimesulida (Alternativa A): Apesar de ser um AINE eficaz para a dor inflamatória, pode aumentar o risco de reações asmáticas em indivíduos sensíveis.
Cetorolaco (Alternativa B) e Cetoprofeno (Alternativa E): Ambos são AINEs e compartilham do mesmo risco que a nimesulida, podendo agravar os sintomas de asma devido à inibição da síntese de prostaglandinas, o que pode aumentar a produção de leucotrienos, substâncias que podem desencadear crises asmáticas.
Ibuprofeno (Alternativa D): Igualmente um AINE, e deve ser evitado em pacientes com asma, pois possui um mecanismo de ação similar aos outros AINEs mencionados, apresentando risco de complicações respiratórias.
Em resumo, a escolha de medicamentos para pacientes com condições como a asma deve ser criteriosa para evitar efeitos adversos. A dexametasona se destaca por ser uma opção segura e eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem tem asma ou bronquite não deve tomar Ibuprofeno e outros antiinflamatórios chamados não esteroidais, como diclofenaco, nimesulida e cetoprofeno. O uso poderá levar a um quadro de broncoespasmo.
ANTI-INFLAMÁTORIOS :
AINES
CORTICOÍDES (ESTEROÍDES)
AINES ESTÃO CONTRA-INDICADOS
POR QUE KILL GRAVE?
Porque gera BRONCOCONSTRIÇÃO!
Os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas). OBS: ASPIRINA TAMBÉM GERA.
INDICADA PARA ASMA OU BRONQUITE:
E POR QUE OS CORTICOÍDES PODEM, KILZÃO?
OS CORTICOÍDES GERAM BRONCODILATAÇÃO NAS MUSCULATURAS LISAS, ISSO IRÁ PROMOVER UM AUMENTO NA POTENCIALIDADE DA PASSAGEM DE AR PELAS VIAS AÉREAS.
A dexametasona tem o início de ação semelhante ao da prednisolona, é potente e com a vantagem de uma duração mais longa (meia-vida de 24 a 36h) o que diminui o risco de recaída. Por outro lado, em caso de crises a curto intervalo, obrigando a repetições freqUentes, pode causar supressão adrenal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo