Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzi...
Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está correta.
Vamos analisar o motivo pelo qual cada alternativa se encaixa ou não se encaixa na definição correta, conforme os conceitos de Arquivologia:
Alternativa C: Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
Esta é a alternativa correta porque, de acordo com a Lei nº 8.159 de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, os documentos de valor permanente, por sua importância histórica, probatória e informativa, não podem ser alienados (transferidos a outrem) e são imprescritíveis (não perdem seu valor com o tempo).
Alternativa A: Documentos correntes são aqueles que, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Esta alternativa está incorreta. Na verdade, documentos correntes são aqueles necessários ao andamento das atividades cotidianas da instituição e que são frequentemente consultados. A definição apresentada na alternativa A aplica-se melhor aos documentos intermediários.
Alternativa B: Documentos correntes são conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
Esta alternativa está incorreta porque descreve documentos permanentes, e não documentos correntes. Documentos permanentes são aqueles que, devido ao seu valor histórico, probatório e informativo, devem ser preservados indefinidamente.
Alternativa D: Documentos permanentes são aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
Esta alternativa está incorreta. A definição apresentada refere-se a documentos correntes, que são aqueles que ainda estão em uso ou que precisam ser frequentemente consultados. Documentos permanentes, por outro lado, são aqueles que são preservados por seu valor histórico ou informativo.
Alternativa E: A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada independente de autorização da instituição arquivística pública.
Esta alternativa está incorreta e contradiz a legislação arquivística brasileira. A eliminação de documentos públicos deve ser feita de acordo com a orientação e autorização da instituição arquivística competente, garantindo assim que documentos de valor histórico ou probatório não sejam destruídos inadequadamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Letra C.
A) Definição de arquivos INTERMEDIÁRIOS.
B) Definição de arquivos PERMANENTES.
C) GABARITO.
D) Definição de arquivos CORRENTES.
E) Pelo contrário, DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO.
VALE A PENA!! CONTINUE!! ❤️✍
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo