São abolicionistas brasileiros, exceto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão é de memorização, não demandando análise ou interpretação. Supõe apenas a associação entre o processo de abolição da escravidão no Brasil e os nomes de pessoas públicas de nossa história que estão, ou não, vinculados à luta pelo fim da escravidão de africanos, afrodescendentes e indígenas. Em formato digital não é difícil encontrar dados acerca das personalidades citadas mas, para conhecer contexto histórico no qual estavam inseridos é preciso estudo da história do país. São boas publicações generalistas História Concisa do Brasil, de Bóris Fausto e Brasil: uma Biografia de Heloísa Starling e Lilia Moritz Schwarcz. As abolições da escravidão no Brasil e no Mundo, de Marcel Dorigny, também é opção interessante
É preciso atenção redobrada ao responder a questão porque pede-se que seja assinada a alternativa que aponta um personagem que NÃO está vinculado à luta abolicionista
A) INCORRETA- Nabuco foi um dos grandes diplomatas do Império do Brasil, além de orador, poeta e memorialista. Em sua obra Minha Formação figura como uma importante obra de memórias, onde se percebe o paradoxo de quem foi educado por uma família escravocrata, mas que optou pela luta em favor dos escravos.
B) INCORRETA-André Rebouças , que viveu de 1838 a 1898 foi um engenheiro, professor, abolicionista e monarquista brasileiro. O primeiro engenheiro negro a se formar pela Escola Militar.
C) INCORRETA- Luiz Gama, é considerado o patrono da abolição no Brasil. Nascido em 21 de junho de 1830, em Salvador (BA), ele é filho da ex-escravizada Luíza Mahin e um fidalgo português branco, do qual nunca foi revelado o nome. Aos 10 anos, Luiz foi vendido como escravo pelo próprio pai, sendo assim o único abolicionista que passou pela experiência da escravidão.
D) INCORRETA- Chico da Matilde era como o jangadeiro era conhecido no Ceará. Ele lutou contra a escravidão no mesmo Ceará. Junto com o negro liberto José Luís Napoleão, seu grande amigo, ele ajudou a fuga de escravizados e juntou dinheiro para comprar a liberdade de muitos outros.
E) CORRETA- Manuel de Borba Gato foi um bandeirante paulista, descobridor de ouro e exerceu o cargo de juiz ordinário em Sabará, no século XVII. Não se relaciona com a questão abolicionista. Daí ser a alternativa que responde corretamente à questão proposta.
RESPOSTA: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra E.
Manuel Borba Gato (1649-1718) foi um famoso bandeirante do período colonial. Suas façanhas são ligadas ao apresamento de indígenas nas regiões do interior de São Paulo e Minas Gerais, principalmente de missões jesuítas; além de ser um lavrador de pedras preciosas (ouro, prata, esmeraldas etc).
Manuel Borba Gato muito estranho esse final Gato
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo