Num quadro de profunda crise econômica, social e política, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2423687 História

Num quadro de profunda crise econômica, social e política, emergiram ao fim da Primeira Guerra Mundial e da crise de 1929, dois regimes. Ambos, para se legitimarem junto à opinião pública, propunham-se a alterar – pela força, se necessário – uma ordem mundial que consideravam injusta e prejudicial aos seus interesses nacionais. No plano interno tratava-se de regimes autoritários, ferozmente anticomunistas, baseados na existência legal de apenas um partido, além do constante recurso à censura e à repressão política contra os críticos e opositores do regime.

O texto refere-se a quais regimes, respectivos países e datas de surgimento?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto mencionado discute a emergência de regimes autoritários em um contexto de crise econômica, social e política após a Primeira Guerra Mundial e a crise de 1929. Os regimes descritos são caracterizados pelo forte autoritarismo, anticomunismo, a existência de um único partido legal e o uso de censura e repressão política.

Essas características são típicas do Fascismo, que surgiu na Itália em 1922, e do Nazismo, que veio a estabelecer-se na Alemanha em 1933. Portanto, a alternativa correta e que corresponde à descrição dos regimes mencionados no texto é a Letra D: Fascismo (Itália, 1922) – Nazismo (Alemanha, 1933).

O Fascismo, liderado por Benito Mussolini, e o Nazismo, sob a liderança de Adolf Hitler, foram movimentos que provocaram grandes impactos no cenário mundial, levando a políticas expansionistas que foram um dos fatores que desencadearam a Segunda Guerra Mundial.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo