O PMAQ-AB avaliava os Centros de Especialidades Odontológic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674729 Odontologia
Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O PMAQ-AB avaliava os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), pois esses serviços, assim como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), compõem a Atenção Primária.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos começar analisando a questão proposta sobre a avaliação do SUS, especificamente focando no PMAQ-AB (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) e sua relação com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Alternativa correta: C - certo

Tema central: O tema da questão é a avaliação dos serviços de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na relação entre o PMAQ-AB e os serviços que compõem a Atenção Primária, como os CEOs e o NASF.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa C está correta porque o PMAQ-AB inclui a avaliação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que, embora sejam estruturas de atenção especializada, estão ligadas à Atenção Primária no contexto de programas de melhoria e integração dos serviços de saúde. Isso ocorre porque os CEOs são fundamentais para a continuidade do cuidado iniciado na Atenção Básica, oferecendo suporte especializado quando necessário.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também é parte integrante da Atenção Primária e tem como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, dando suporte às equipes de Saúde da Família.

Por que a alternativa errada não se aplica:

A alternativa E estaria incorreta caso fosse marcada porque negaria a função do PMAQ-AB de avaliar os CEOs dentro do contexto do SUS. Isso não está de acordo com a proposta do programa, que busca justamente integrar e avaliar as diversas esferas da atenção à saúde, assegurando a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

. No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF. Hoje, há uma Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) disponível para apoiar os gestores municipais na tomada de decisões e levar à população o conhecimento do que encontrar na APS. Ela envolve outras iniciativas também, como: o Programa Saúde na Hora e o Médicos pelo Brasil. Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde. Entre o conjunto de iniciativas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) para cuidar da população no ambiente em que vive estão o Programa Saúde na Hora, o Médicos pelo Brasil , o Previne Brasil e a Estratégia Saúde da Família, entre outros programas, ações e estratégias.
Todo atendimento a esse público deve ser iniciado na Atenção Primária, que referencia para o nível secundário (CEO) ou terciário (atendimento hospitalar) apenas os casos que apresentarem necessidades especiais para o atendimento. Todos os CEO credenciados pelo Ministério da Saúde podem solicitar o incentivo adicional. https://aps.saude.gov.br 
considerei o item errado, visto que CEO não faz parte da atenção primária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo