O uso da Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Quali...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674730 Odontologia
Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O uso da Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) sugestionou que o gestor estadual autoavaliasse os serviços da atenção primária dos respectivos municípios, ao preencher esse instrumento avaliativo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão menciona o uso da ferramenta de Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ). A afirmativa está errada porque é importante esclarecer que a AMAQ é um processo que envolve o gestor municipal, não o estadual. A autoavaliação é conduzida pela própria equipe de atenção básica, geralmente formada por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, entre outros, dentro do âmbito municipal. O objetivo dessa estratégia é identificar potencialidades e fragilidades da própria prática, a fim de planejar e realizar ações que melhorem a qualidade do serviço oferecido aos usuários. Portanto, a responsabilidade pela autoavaliação dos serviços de atenção primária recai sobre os gestores municipais e suas respectivas equipes, e não sobre os gestores estaduais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo