“A discussão sobre abordagem metodológica é fundamental par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102813 Serviço Social

“A discussão sobre abordagem metodológica é fundamental para a operacionalização do trabalho social com famílias no âmbito do PAIF. Considera-se que a escolha da abordagem metodológica a ser utilizada é fundamental na superação do pensamento tutelar. Pois, apesar da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, ao descrever o PAIF, já tentar superar esse entendimento, é preciso a adoção de abordagens capazes de direcionar as ações do PAIF, para que este efetivamente cumpra seus objetivos” (MDS, 2014, p. 103).


Assinale a alternativa que apresenta os dois tipos de abordagem metodológica que são incompatíveis com o agir tutelar e que favorecem o trabalho interdisciplinar, bem como a melhor compreensão da realidade, agregando o conhecimento de várias áreas científicas e profissionais especializadas.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

? [...] A Pedagogia problematizadora e pesquisa-ação são atitudes problematizadoras e contextualizadoras das circunstâncias da prática; dentro de uma perspectiva crítica sobre as ideologias presentes na prática, tendo por objetivos a emancipação e a formação dos sujeitos da prática. (Franco, 2003, p. 88).

? Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

"A adoção de quaisquer abordagens metodológicas exige tratamento interdisciplinar, pesquisa e um constante repensar dos profissionais sobre sua prática. Ressalta-se que 

é possível utilizar elementos de várias abordagens metodológicas, desde que não sejam contraditórias em seus fundamentos. Não é preciso eleger somente uma abordagem, pois o trabalho social com famílias é algo complexo e que demanda um olhar 

multifacetado para o alcance de seus objetivos. De modo a contribuir na busca de abordagens metodológicas para o trabalho social com famílias no âmbito do PAIF, serão apresentadas duas abordagens metodológicas: 

a) Pedagogia Problematizadora, de Paulo Freire e b) Pesquisa-Ação. A escolha de tais abordagens deve-se à sua adaptação ao desenvolvimento do trabalho social, bem como por conter elementos que coadunam com os objetivos do PAIF. Todavia, reconhece-se que a apropriação pela política de assistência social dessas abordagens ainda é um pro-

cesso de aprendizagem e que sua adoção demanda adaptações/modificações, a partir 

das peculiaridades de cada território.

(Orientações Técnicas sobre o PAIF. MDS, Volume 2)

visita domiciliar e entrevista não são abordagem metodológica.

A questão requer conhecimento sobre o PAIF. No PAIF são apresentadas duas abordagens metodológicas: a) Pedagogia Problematizadora, de Paulo Freire e b) Pesquisa-Ação. “A Pedagogia da Problematização foi pensada inicialmente por Paulo Freire para o uso na educação popular”. Tem como pressuposto o reconhecimento de “homens e mulheres como seres históricos e, por isso, capazes de lutar contra a acomodação ao mundo da opressão” (BRASIL, 2012, p. 98). A pesquisa ação “é uma metodologia de pesquisa e intervenção das Ciências Sociais que permite uma maior aproximação entre teoria e prática, pois é absolutamente necessária a participação das pessoas implicadas nos problemas investigados” (BRASIL, 2012, p. 101).

Vamos, então, analisar as alternativas:

A, C e D – Incorretas. As alternativas não apresentam os itens corretos.

B – Correta. Pedagogia problematizadora e pesquisa-ação.

Gabarito: B

Referência:

BRASIL. Orientações Técnicas sobre o PAIF: Trabalho social com famílias de Serviço de Proteção e atendimento à Família – PAIF, Vol 2. 1 ed. Brasília, 2012. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo