Em pacientes com suspeita de glomerulonefrite, identifica-se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q348977 Farmácia
Em pacientes com suspeita de glomerulonefrite, identifica-se a presença de proteína na urina pelo método de determinação das proteínas de Bence-Jones.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Proteína Bence Jones 
A proteína de Bence Jones (PBJ) é formada por dímeros de cadeias leves (kappa e lambda) de imunoglobulinas monoclonais encontradas na urina. A presença ou a ausência da proteína de Bence Jones na urina depende da taxa e da quantidade de síntese de cadeias leves e do estado renal do paciente. 

É encontrada em 60 a 70% de pacientes com mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenstrom (30%), em 20% de doenças linfoproliferativas e também em aproximadamente 10% das gamopatias monoclonais benignas. Pode estar presente também na amiloidose sistêmica.

Aproximadamente 20% dos mielomas múltiplos secretam apenas cadeias leves livres (proteína de Bence Jones), e cerca de 50% dos pacientes com mieloma tem imunoglobulinas monoclonais no soro e cadeias leves livres na urina. A monitorização da PBJ é útil na avaliação de recidivas da doença, na transição para uma forma mais agressiva e na resposta à terapia. A presença e a quantidade de PBJ influenciam no prognóstico.

Os critérios do National Cancer Institute para avaliação de mielomas apontam como resposta objetiva uma diminuição de 50% da concentração de imunoglobulinas monoclonais no soro ou da excreção de cadeias leves na urina de 24 horas. The Southwest Oncology Group define como resposta objetiva a diminuição de 75% de imunoglobulinas monoclonais no soro (para níveis menores que 25 g/L) e diminuição de 90% de cadeias leves monoclonais na urina. As respostas devem se manter pelo menos por 4 semanas e devem ser acompanhadas por dosagens normais de cálcio sérico, valores de albumina sérica equivalentes a 30 g/L e nenhuma progressão de doença óssea. Pacientes com diminuição de 50% a 74% da produção de imunoglobulinas monoclonais têm bom prognóstico.

A proteinúria de Bence Jones tem um efeito de nefrotóxico. Assim, sua presença aumenta o risco de insuficiência renal. Pacientes com mieloma que secretam só proteína de Bence Jones têm prognóstico pior. Mieloma de cadeias lambda têm prognóstico pior do que os de cadeias kappa.

http://www.ceaclin.com.br/exames/proteina_bence_jones.shtml

O método seria Eletroforese, caso fosse a pesquisa da PTN de B. Jones.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo