Analise as proposições abaixo e assinale V para as verdadeir...
( ) Auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento deste Código de Ética, comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência. ( ) Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, sob nenhuma hipótese. ( ) É considerada infração ético-disciplinar passível de penalidade permitir a utilização de seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição, onde não exerça pessoal e efetivamente sua função. ( ) O objeto de trabalho do bibliotecário é a informação, artefato cultural aqui conceituado como conhecimento estruturado sob as formas escrita, oral, gestual, audiovisual e digital, por meio da articulação de linguagens natural e/ou artificial. ( ) Cooperar para o progresso da profissão, por meio do intercâmbio de informações com órgãos de representação profissional da categoria, instituições de ensino e órgãos de divulgação técnica e científica.
Com base nas proposições, a alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: V, F, V, V e V. Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar cada proposição individualmente.
1ª Proposição: "Auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento deste Código de Ética, comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência."
Esta proposição é verdadeira. Segundo o Código de Ética do Bibliotecário, é dever do profissional zelar pelo cumprimento das normas e colaborar com os órgãos competentes na fiscalização do exercício profissional.
2ª Proposição: "Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, sob nenhuma hipótese."
Esta proposição é falsa. Embora o bibliotecário deva se empenhar no atendimento ao público, podem haver situações em que ele não seja obrigado a prestar assistência, como em casos que envolvam conflitos éticos ou legais.
3ª Proposição: "É considerada infração ético-disciplinar passível de penalidade permitir a utilização de seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição, onde não exerça pessoal e efetivamente sua função."
Esta proposição é verdadeira. O uso do nome do bibliotecário sem a devida atuação pessoal e efetiva é uma violação ética, conforme descrito no código de conduta profissional.
4ª Proposição: "O objeto de trabalho do bibliotecário é a informação, artefato cultural aqui conceituado como conhecimento estruturado sob as formas escrita, oral, gestual, audiovisual e digital, por meio da articulação de linguagens natural e/ou artificial."
Esta proposição é verdadeira. O bibliotecário lida com diversas formas de informação, indo além do livro impresso, abrangendo variados formatos e linguagens.
5ª Proposição: "Cooperar para o progresso da profissão, por meio do intercâmbio de informações com órgãos de representação profissional da categoria, instituições de ensino e órgãos de divulgação técnica e científica."
Esta proposição é verdadeira. A colaboração e o intercâmbio de informações são essenciais para o avanço da profissão, sendo uma responsabilidade ética do bibliotecário.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo a Resolução CFB 2017 (2018, p. 2):
Art. 6°. – O bibliotecário deve, em relação aos colegas, à categoria e aos usuários, orientarse pelos princípios de justiça e respeito e observar as seguintes normas de conduta:
[...].
§ 3º – Em relação aos usuários:
a) aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo;
b) tratar os usuários com respeito e civilidade;
c) estimular a utilização de técnicas atuais objetivando a excelência da prestação de serviços ao usuário;
d) assumir responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei de Acesso à informação vigentes.
Gab. C
Complementando...
Segundo a Resolução CFB 2017 (2018, p. 2):
Art. 6°. – O bibliotecário deve, em relação aos colegas, à categoria e aos usuários, orientar-se pelos princípios de justiça e respeito e observar as seguintes normas de conduta:
§ 2º – Em relação à categoria:
f) Auxiliar a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento deste Código de Ética, comunicando, com discrição, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo