O Scribus é um aplicativo de desktop publishing de código ab...
O Scribus não permite a geração de documentos em formato pdf.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado.
O Scribus é um aplicativo poderoso de desktop publishing (DTP), que é utilizado para o design e produção de documentos de layout complexos, como revistas, jornais, folhetos, cartazes, e livros. Uma das suas funcionalidades mais relevantes e populares é a capacidade de exportar esses documentos para o formato PDF (Portable Document Format), que é amplamente utilizado para a distribuição de documentos eletrônicos de maneira confiável, independentemente de plataformas de software ou hardware.
A afirmação de que o Scribus não permite a geração de documentos em formato PDF é incorreta. Na verdade, o Scribus destaca-se justamente por oferecer opções avançadas de criação de PDF, como a possibilidade de incorporar fontes, definir características de interatividade, e até mesmo predefinir configurações de cor para a impressão profissional. Portanto, a habilidade de criar arquivos PDF é uma das razões pelas quais muitos profissionais optam por usar o Scribus em seus fluxos de trabalho.
Para resolver essa questão com sucesso, é essencial ter conhecimento sobre o software livre em questão e suas capacidades. Esse tipo de pergunta é comum em concursos públicos que abordam conhecimentos de informática, especialmente aqueles que requerem um entendimento das ferramentas de software livre disponíveis para uso profissional. O Scribus, como um software livre de código aberto, é representativo do movimento de software livre, que se concentra em fornecer aos usuários liberdade para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A fim de ajudar:
O Scribus suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG. Também oferece recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors). Um interpretador Python foi incluso dentro do programa para criação de scripts que auxiliam no processo de criação do documento automatizando tarefas comuns.
A impressão é alcançada através do próprio interpretador de Postscript de nível 3, com suporte à incorporação ou apenas à referência (sub-lista) de fontes Truetype, Type 1 e OpenType. O driver interno também suporta a criação de PS de nível 2 e uma grande parte do subset de nível 3.
O suporte a PDF inclui transparência, criptografia e uma grande quantidade das especificações do PDF 1.4 e X/3. Objetos interativos como campos, anotações, botões e marcadores também são suportados.
O formato de arquivo usado no Scribus basea-se no XML, sendo totalmente documentado. Documentos tipo OpenDocument podem ser importados, assim como RTF, Microsoft Word .doc e HTML (com algumas limitações em certos casos).
O Scribus é um paginador utilizado por, entre outros, profissionais gráficos.
Trata-se de um programa de qualidade que é usado na edição de livros e revistas na Europa e nos EUA(1).
Além da exportação para o formato PDF (com bookmarks), permite a criação de formulários interactivos nesse formato e a geração e inclusão de códigos de barras no documento
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo