Explora-se no texto o emprego de expressões que constituem u...
O motorista do 8-100
Fui convidado por um colega da redação de jornal, outro dia, a ver um belo espetáculo. Que eu estivesse pela manhã bem cedo junto ao último edifício da Avenida Rio Branco para assistir à coleta de lixo. Fui. Vi chegar o caminhão 8-100 da Limpeza Urbana e saltarem os ajudantes que se puseram a carregar e despejar as latas de lixo. Enquanto isso, que fazia o motorista? O mesmo de toda manhã. Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia o seu carro ficar rebrilhando de beleza.
É costume dizer que a esperança é a última que morre. Nisso está uma das crueldades da vida: a esperança vive à custa de mutilações. Vai minguando e secando devagar, se despedindo dos pedaços de si mesma, se apequenando e empobrecendo, e no fim é tão mesquinha e despojada que se reduz ao mais elementar instinto de sobrevivência e ao conformismo.
Esse motorista, que limpa seu caminhão, não é um conformado, é o herói silencioso que lança um protesto superior. A vida o obriga a catar lixo e imundície; ele aceita a sua missão, mas a supera com esse protesto de beleza e dignidade. Muitos recebem com a mão suja os bens mais excitantes e tentadores da vida; e as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm, presa em seus dedos frios, uma corrupção que as desmerece e avilta. O motorista do caminhão 8-100 parece dizer aos homens da cidade: “O lixo é vosso: meus são estes metais que brilham, meus são estes vidros que esplendem, minha é esta consciência limpa”.
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. O homem rouco. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963, p. 145-146)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
A relação de oposição que o examinador quer que apontemos se mostra bem definida pelo antagonismo das ações de "catar lixo e imundície" e "protesto de beleza e dignidade".
Veja que (a) "espanador e um pedaço de flanela" não fazem oposição a "ficar rebrilhando de beleza", na verdade este último é consequência natural do espanador, ou seja, não há contraste.
Da mesma forma (b) "vive à custa de mutilações" e "se apequenando e empobrecendo" caminham na mesma direção de sentido.
(c) "Herói silencioso" e "lança um protesto superior" também não podem ser considerados como termos contrários, pois são parte de uma só ideia atribuída pelo jornalista ao motorista do caminhão de lixo.
Em (d) "recebem com a mão suja" e "uma corrupção que as desmerece" mais uma vez temos frases que se complementam, pois é normal que se associe corrupção a sujeira, não havendo, portanto, oposição de ideias.
GABARITO: LETRA E
→ A vida o obriga a catar lixo e imundície / protesto de beleza e dignidade (3°parágrafo).
→ temos duas ideias opostas, oposição semântica; uma ideia que transparece "desonra", "indignidade" e a outra "dignidade", "honra".
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
Gabarito''E''.
Explora-se no texto o emprego de expressões que constituem uma oposição de sentido, tal como se observa na relação entre
(3°parágrafo)=>O ato de catar lixo e imundície contrasta com o protesto do motorista, repleto de beleza e dignidade.
Estudar é o caminho para o sucesso.
GABARITO: E.
Muito cuidado, a oposição é sempre contextual. Não adianta olhar as palavras de maneira isolada.
No contexto, há um contraste entre a feiura do lixo e a beleza do carro lustrado, entre limpeza e sujeira, vergonha e orgulho. Então, temos oposição entre as duas passagens:
A vida o obriga a catar lixo e imundície / protesto de beleza e dignidade (3º parágrafo).
Nas demais alternativas, não há essa clara contraposição de ideias.
-
Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos
Gabarito letra E.
Muito cuidado, a oposição é sempre contextual. Não adianta olhar as palavras de maneira isolada.
No contexto, há um contraste entre a feiura do lixo e a beleza do carro lustrado, entre limpeza e sujeira, vergonha e orgulho. Então, temos oposição entre as duas passagens:
A vida o obriga a catar lixo e imundície / protesto de beleza e dignidade (3º parágrafo).
Nas demais alternativas, não há essa clara contraposição de ideias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo