A reforma sanitária ficou conhecida como um movimento origi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Professores, comentem pvf!!
Essa mudança começou no final dos anos 60 e início dos 70 – o período mais repressivo do autoritarismo no Brasil – quando se constituiu a base teórica e ideológica do pensamento médico-social, também chamado de abordagem marxista da saúde e teoria social da medicina.
No contexto brasileiro, esses debates em torno da saúde ocorreram em um cenário de grandes transformações políticas e sociais. No campo político, os anos 1970 marcam um momento de grande repressão, mas também originam iniciativas de distensão nos primeiros passos rumo à abertura democrática.
Um importante marco desse processo foi o lançamento, pelo governo militar, do segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (2o PND)
No terreno estritamente econômico, ainda informado pelos anos de entusiasmado desenvolvimentismo e pela ideia de um país potência em construção, o plano tinha em vista o aprofundamento da política de substituição de importações, concentrando sua atenção sobre a produção de insumos básicos e de bens de capital, em contraposição à mera substituição de bens de consumo
seus efeitos foram cerceados pela crise internacional que se ampliava nesse mesmo período
Apesar das vicissitudes, o 2o PND teve o mérito de ter levado para a agenda do planejamento estatal prioridades sociais como educação, saúde e infraestrutura de serviços urbanos
Pedimos aos professores que ao comentarem as questões Tipo - (A - B - C - D e E) - expliquem cada item, não apenas a correta.
A questão está errada devido a afirmativa sobre modelo médico assistencial na época que não era medico social, mas sim um modelo assitencial privatista.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo