O que se lê na parte de trás de uma caixa de cereal deixa ve...
A era das compras
A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente, se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfixia. Mas a maioria das pessoas, ao longo da história, viveu em condições de escassez. A fragilidade era, portanto, sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e a dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos e nunca desperdiçava comida. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas.
O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. A frugalidade é uma doença a ser curada. Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
Durante a maior parte da história, as pessoas teriam sido repelidas, e não atraídas, por esse texto. Elas o teriam considerado egoísta, indecente e moralmente corrupto. O consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão.
(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 357-358)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
a) estabelece metas e protocolos claros para uma vida efetivamente saudável.
Não há como dizer que comer cereal seja uma meta e protocolo claro para ter vida saudável. A propaganda não estabelece isso como verdade, ela apenas quer vender seu produto dizendo que ele é bom para uma vida saudável.
b) associa positivamente a frugalidade dos hábitos alimentares à saúde do consumidor.
Pelo contrário, a simplicidade não faz parte do modus operandi do consumismo.
c) justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores.
d) dissocia criticamente as vantagens do produto e a expectativa do comprador.
Não há dissociação crítica das vantagens e a expectativa, do contrário não seria uma propaganda de um produto, pois iria contra a intenção de vendê-lo.
e) busca atrair o consumidor para as qualidades intrínsecas de um produto saudável.
Esta alternativa talvez pode trazer algum tipo de dúvida, mas imagino que o erro seja dizer que o produto seja saudável, quando na verdade a propaganda faz referência ao estilo de vida saudável. Mesmo assim não vejo muito sentido. Vamos esperar o gabarito definitivo.
GABARITO: LETRA C
→ de acordo com o texto: Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
→ resposta da questão: justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores (voracidade → com o sabor maravilhoso do “quero mais!”, gera gula, vontade de repetir).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
Gabarito''C''.
Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
>RESOLUÇÃO: O que se lê na parte de trás da caixa de cereal reflete a lógica do capitalismo baseada no consumo cada vez mais voraz.
Não há valorização pelo que de fato é o produto, mas sim pela interesse que ele desperta nos consumidores.
Fonte:Direção Concursos.
Estudar é o caminho para o sucesso.
Gabarito letra C. -justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores.
A propaganda traz essencialmente a seguinte mensagem: se você comer este cereal no meio da tarde, estará tendo uma vida saudável. Então, o cereal deixa o gosto de “quero mais”, instiga o consumo contínuo, instiga a voracidade. Em outras palavras: é bom porque dá vontade de comer mais e mais.
Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
Alguém pode explicar onde "justifica o valor do produto"?
Não seria extrapolação ao texto?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo