Colhedoras de grãos autopropelidas estão entre as máquinas a...
Colhedoras de grãos autopropelidas estão entre as máquinas agrícolas de maior custo para o produtor rural. São máquinas complexas e exigem bastante conhecimento do operador para efetuar os ajustes necessários para a máxima eficiência e reduzida perda de grãos. Assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F), relativo aos ajustes, regulagem e caraterísticas de colhedoras de grãos autopropelidas.
( ) A avaliação da perda de grãos por unidade de área devido a colhedora é realizada somente após a passagem da máquina, medindo ou pesando grãos coletados em uma área conhecida. Em condições normais de colheita, demarca-se uma área de um ou mais metros quadrados, considerando a largura de corte da plataforma segadora Com a massa ou volume de grãos coletados e a área utilizada neste procedimento é calculada diretamente a estimativa da perda por hectare.
( ) Um vez que a velocidade de avanço da colhedora é adequado, a eficiência do sistema de trilha pode ser verificado apenas pela simples observação da presença de grãos não debulhados em vagens, espigas ou cachos que saem pela parte traseira da colhedora.
( ) Em colhedoras de cereais com fluxo radial os sistemas de trilha e separação dos grãos ocorrem ao longo de um rotor posicionado em paralelo com o eixo longitudinal da máquina.
( ) Quanto ao sistema de trilha, as colhedoras de cereais podem ser separadas em dois grupos: 1) colhedoras de fluxo radial e 2) de fluxo axial, sendo que 0 primeiro tipo equipa a maior parte das novas colhedoras de grande porte.
( ) Existem procedimentos para avaliar a perda de grãos proveniente das diferentes partes das colhedoras. Em colhedoras de fluxo radial pode-se estimar separadamente as perdas de grãos da plataforma segadora, do sistema de trilha, do saca palha e também das peneiras.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.