De acordo com a classificação dos resíduos de serviços de s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007394 Veterinária
De acordo com a classificação dos resíduos de serviços de saúde (RSS), segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº 222, de 28 de março de 2018, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lâminas de bisturi e lancetas são classificadas como pertencentes ao grupo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: E

Para responder a esta questão, é essencial compreender a classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222 da Anvisa, de 28 de março de 2018. Essa resolução estabelece diretrizes para o manejo adequado dos resíduos gerados nos serviços de saúde, classificando-os em grupos distintos de acordo com suas características e riscos associados.

Grupo E refere-se aos resíduos perfurocortantes, que representam um risco significativo de acidentes pelo potencial de perfuração ou corte. Este grupo inclui materiais como agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lâminas de bisturi e lancetas, que são todos considerados resíduos perfurocortantes devido à sua capacidade de causar ferimentos e, potencialmente, transmitir infecções.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

  • A - A4: Esta categoria não existe na classificação dos RSS. Na classificação dos resíduos de serviços de saúde, o Grupo A é subdividido em subgrupos (A1, A2, etc.), mas não há referência específica a "A4" nessa resolução.
  • B: O Grupo B inclui resíduos químicos, que são aqueles que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente devido à sua composição química. Exemplos são reagentes de laboratório e medicamentos vencidos. Agulhas e outros perfurocortantes não se enquadram nesse grupo.
  • C: O Grupo C refere-se aos rejeitos radioativos, que possuem ou estão contaminados com radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação. Este não é o caso dos materiais mencionados na questão, como agulhas e lâminas de bisturi, que não têm natureza radioativa.
  • D: O Grupo D compreende resíduos que não oferecem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, como papel, plástico e outros resíduos comuns. Novamente, os materiais citados na questão são perigosos devido ao risco de perfuração e não se enquadram neste grupo.

Portanto, a classificação correta para agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lâminas de bisturi e lancetas é o Grupo E, que abrange todos os resíduos perfurocortantes.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Subgrupo A5 Órgãos, tecidos e fluidos orgânicos de alta infectividade para príons.

GRUPO B - Produtos farmacêuticos - Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes. Demais produtos considerados perigosos: tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos.

GRUPO C - Enquadra-se neste grupo o rejeito radioativo, proveniente de laboratório de pesquisa e ensino na área da saúde, laboratório de análise clínica, serviço de medicina nuclear e radioterapia, segundo Resolução da CNEN e Plano de Proteção Radiológica aprovado para a instalação radiativa. 

GRUPO D Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. - Papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, gorros e máscaras descartáveis, resto alimentar de paciente, material utilizado em antissepsia e hemostasia de venóclises, luvas de procedimentos que não entraram em contato com sangue ou líquidos corpóreos, equipo de soro, abaixadores de língua e outros similares não classificados como A1. 

GRUPO E Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; ponteiras de micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

Gabarito: E!

Grupo A- Resíduos Biológicos - saco branco até

Grupo A2 (risco 1 e 2) → tratado fora da Unidade geradora, mas da dependência do serviço

Grupo A2 (risco 2 e 3) → tratado na Unidade geradora

Grupo B- Resíduos Químicos - galão coletor

Grupo C- Resíduos Radiológicos - blindado

Grupo D- Resíduos Comuns ( resíduos domiciliares ) - saco preto

Grupo E- Resíduos Perfurocortantes - embalagem específica até ¾ 

GRUPO E Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; ponteiras de micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo