Marilia Cecília Mansur, em seu artigo O ServiçoSocial nas F...
Marilia Cecília Mansur, em seu artigo O ServiçoSocial nas Fundações e Institutos Empresariais (2012), apresentado no capítulo 8 do livro Espaços Sociocupacionais e Serviço Social – ensaios críticos, faz uma reflexão sobre a inserção, limites e possibilidades do Serviço Social nas fundações e institutos empresariais no âmbito da chamada responsabilidade social (RSE). A RSE é uma nova forma de ação empresarial que cria um novo espaço sócio-ocupacional para diversos profissionais, inclusive o assistente social. Analise as considerações a seguir.
I. O assistente social vive em uma sociedade capitalista e está na luta incessante pela emancipação da classe subalterna. Preconiza-se a necessidade da presença do Serviço Social crítico para travar contrahegemonias, no intuito de fortalecer os usuários.
II. No Serviço Social, não tem havido tanta preocupação, e sim certo descaso para com o tema com esse novo espaço sócio-ocupacional, e isso pode ser resultado de algum preconceito, já que não é um espaço governamental e fortalece o capital e a desresponsabilização do Estado com a questão social.
III. O Gestor social é o único cargo que desempenha uma função profissional “do social” nessas instituições, ou seja, atua gerenciando ações relacionadas às expressões da questão social. Nesse estudo, foram encontradas apenas as seguintes formações ocupando esse cargo: administrador, profissional de comunicação, sociólogo e psicólogo.
IV. O assistente social possui um conhecimento técnico-operativo e também ideopolítico que o torna estratégico para assumir o cargo de gestor social.
São considerações corretas de Marilia Cecília Mansur sobre o tema: