A dose eficaz de um fármaco pode variar conforme a forma fa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta para esta questão. Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa.
Alternativa D: "Para determinados fármacos, uma dose inicial, ou de ataque, pode ser necessária para que a concentração no sangue ou nos tecidos seja alcançada, após a qual os níveis sanguíneos podem ser mantidos por meio da administração subsequente de doses de manutenção."
Essa afirmação está correta. Em farmacologia, a dose de ataque é utilizada para rapidamente atingir a concentração terapêutica desejada no organismo. Após isso, doses menores, chamadas de doses de manutenção, são administradas para manter a concentração do medicamento dentro do intervalo terapêutico.
Alternativa A: "Os medicamentos administrados pela via oral entram completamente na circulação sistêmica."
Essa alternativa está incorreta. Na administração oral, os medicamentos passam pelo efeito de primeira passagem no fígado, onde uma parte da substância pode ser metabolizada antes de entrar na circulação sistêmica. Por isso, nem todo o medicamento administrado oralmente atinge a circulação sistêmica de forma completa.
Alternativa B: "Em muitos casos, uma dose mais baixa é requerida para a administração oral em relação à parenteral, para obter os mesmos níveis sanguíneos e efeitos clínicos."
Incorreta. Geralmente, a administração parenteral, que inclui vias como a intravenosa, permite que o medicamento entre diretamente na circulação sistêmica, frequentemente exigindo doses menores comparadas à via oral, para obter os mesmos efeitos terapêuticos.
Alternativa C: "Os efeitos de um fármaco não podem ser modificados pela administração prévia ou concomitante de outro medicamento."
Também incorreta. A administração conjunta de medicamentos pode resultar em interações medicamentosas, que podem modificar os efeitos dos fármacos envolvidos, aumentando ou diminuindo sua eficácia ou potencializando efeitos adversos.
Alternativa E: "Em pacientes pediátricos, neonatos e geriátricos, a capacidade aumentada de metabolizar e eliminar fármacos pode resultar no acúmulo de medicamento nos tecidos em níveis tóxicos."
Esta alternativa está incorreta. Na verdade, esses grupos de pacientes frequentemente possuem capacidade reduzida de metabolizar e eliminar fármacos, o que pode levar ao acúmulo de medicamentos e, eventualmente, a níveis tóxicos.
Entender como as diferentes vias de administração afetam a farmacocinética e farmacodinâmica dos medicamentos é crucial para a prática clínica e a segurança dos pacientes. Isso inclui reconhecer quando uma dose de ataque é necessária, como o metabolismo hepático pode alterar a disponibilidade de um fármaco oral, e como as interações medicamentosas podem afetar o tratamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo