Sobre a pesquisa desenvolvida no âmbito da profissão de Ser...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Serviço Social, como profissão histórico-social, apresenta-se e assume o compromisso com a classe trabalhadora e os sujeitos históricos que vivem sob as mazelas da sociedade capitalista. Utiliza-se da pesquisa para fazer uma leitura de realidade e construir, além de conhecimento científico, propostas de intervenção.
http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170608145831.pdf.
O compromisso histórico com a pesquisa social constitui-se como uma característica marcante do Serviço Social brasileiro. Desde seus primórdios, mesmo que sob uma orientação paradigmática já não mais privilegiada no cerne da profissão, o Serviço Social utiliza-se da pesquisa como importante ferramenta de trabalho para desvelar o aparente e apreender elementos que conduzam o assistente social à uma compreensão mais profunda sobre determinada situação.
GAB. A
A pesquisa nos possibilita
- apreensão das reais condições de trabalho dos assistentes sociais como elemento fundamental para o exercício profissional qualificado;
- A apropriação dos objetos de intervenção –as diversas sequelas que a exploração da força de trabalho no capitalismo causa na vida da classe trabalhadora –, suas condições de vida e formas de enfrentamento (GUERRA, 2009)
FONTE;NILZA CICILIATI, ESTRATÉGIA.
A. Correta. A pesquisa é constitutiva e constituinte da prática profissional do Serviço Social, porque faz parte da natureza da profissão e aparece e se desenvolve socialmente, ao desvendar a complexidade do real e nele buscar as possibilidades de intervenção.
B. Errado. (...) a pesquisa, como ato humano e social, está envolta em valores, crenças, preferências, interesses e princípios do pesquisador. Sua visão de mundo, os pontos de partida, os fundamentos que orientam sua mente norteiam a sua trajetória e isso permite reafirmar que a ciência não é neutra. O pesquisador é justamente o elemento inteligente e ativo entre o conhecimento acumulado sobre determinado tema e as novas evidências sistematizadas no novo ato de pesquisa (GERBER, 2009, p. 11).
C. Errado. A pesquisa é dinâmica, conforme novos conhecimentos vão sendo adquiridos pode haver adequações de objetivos e intencionalidades entre os sujeitos envolvidos.
D. Errado. O processo de formação do Serviço Social capacita os profissionais tanto com instrumentos de pesquisa na vertente qualitativa, quanto na vertente quantitativa.
E. Errado. A pesquisa, nas primeiras décadas da profissão no Brasil, apresentava características conservadoras, numa perspectiva tradicionalista, de diagnóstico e tratamento do indivíduo.
Gabarito: letra A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo