“São usados nas diversas áreas da descrição para interpolaçõ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128029 Biblioteconomia
“São usados nas diversas áreas da descrição para interpolações prescritas e transcrição de elementos tirados fora da fonte principal de informação. ” (Ribeiro, 2004) Fonte: RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de recursos bibliográficos peloAACR2R (2002). 2. ed. Brasília-DF: Edição do autor: 2004.
Conforme oAACR2, qual sinal do sistema de pontuação para descrição de materiais informacionais possui esta funcionalidade?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Colchetes

O tema central da questão é a utilização dos sinais de pontuação no AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, 2ª edição) para a descrição de materiais informacionais. Para resolver essa questão, é necessário compreender como esses sinais são aplicados no contexto da catalogação, especialmente para elementos que não são retirados da fonte principal de informação.

No AACR2, os colchetes são empregados para inserir informações que foram adicionadas pelo catalogador, ou seja, informações que não aparecem na fonte principal. Por exemplo, quando o título de uma obra precisa de uma explicação adicional que não está presente na capa, essa explicação é colocada entre colchetes. Portanto, os colchetes servem para indicar interpolações ou esclarecimentos fornecidos pelo catalogador.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - Ponto e a vírgula: Esses sinais são usados principalmente para separar elementos dentro de uma mesma área da descrição, como múltiplos autores ou títulos, mas não para interpolações.

B - Parênteses: Os parênteses são utilizados para indicar informações adicionais, como numeração de séries ou subtítulos, mas não especificamente para elementos que estão fora da fonte principal, como as interpolações.

C - Reticências: As reticências não são usadas como um sinal de pontuação padrão no AACR2 para interpolações. Elas podem indicar omissão de texto, mas não desempenham papel significativo na catalogação conforme descrito pelo AACR2.

D - Hífen: O hífen também não tem a função de indicar interpolações no sistema de pontuação do AACR2. Ele é geralmente utilizado para unir palavras compostas ou dividir palavras no final de linhas.

Com estas explicações, fica claro que a alternativa E - Colchetes é a correta, pois eles são especificamente utilizados para inserir ou transcrever elementos que não estão na fonte principal de informação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo