As doenças sexualmente transmissíveis (infecções sexualmente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248461 Biologia
As doenças sexualmente transmissíveis (infecções sexualmente transmissíveis – IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas consequências estão a infertilidade feminina e masculina, a transmissão de mãe para filho, determinando perdas gestacionais ou doença congênita, e o aumento do risco para a infecção pelo HIV.
Com relação às IST marque a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante!

Vamos analisar a questão proposta sobre doenças sexualmente transmissíveis (IST). A alternativa correta é a alternativa D. Agora, vamos entender o porquê.

Alternativa correta:

D - A Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum e normalmente transmitida através do contato sexual ou pelo beijo.

A sífilis é, de fato, uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida principalmente por meio de contato sexual, mas também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez (sífilis congênita) e, em casos mais raros, pelo beijo, especialmente se houver lesões na boca. Essa alternativa está correta quanto à etiologia e modos de transmissão da doença.

Alternativas incorretas:

A - O linfogranuloma venéreo é uma doença infecto-contagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta) e que tem períodos de acutização (manifesta-se agudamente) e períodos de latência (sem manifestações).

O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma infecção causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, mas não é correto afirmar que é uma doença sistêmica que acomete todo o organismo. Ela se caracteriza principalmente por infecção nos órgãos genitais e linfáticos, podendo causar linfadenopatia inguinal (inchaço dos linfonodos). Além disso, a descrição de evolução crônica com períodos de acutização e latência não é típica da LGV.

B - O Cancro duro é uma doença causada pela Clamidia trachomatis e é contraída, exclusivamente, via transmissão sexual: sua incidência é baixa, com maior prevalência no grupo etário de 15 a 30 anos.

O cancro duro é uma lesão característica da sífilis primária, causada pela bactéria Treponema pallidum, e não pela Chlamydia trachomatis. O Chlamydia trachomatis é responsável por outras infecções, como a clamídia e o linfogranuloma venéreo, mas não pelo cancro duro.

C - A Condilomatose, também conhecido por condiloma acuminado, é uma DST aguda e contagiosa causada pelo Haemophilus ducreyi, o período de incubação é de 3 a 7 dias após o contato sexual suspeito.

O condiloma acuminado, também conhecido como verrugas genitais, é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV), e não pela bactéria Haemophilus ducreyi. O Haemophilus ducreyi é na verdade o agente causador do cancro mole ou cancroide, que é uma outra infecção sexualmente transmissível.

Espero que essa explicação tenha esclarecido a questão e os motivos pelos quais a alternativa D é a correta. Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!

Continue estudando e bons estudos!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

Letra D

D

Sífilis pelo beijo?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo