O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, sendo e...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O aumento da bilirrubina não conjugada quase sempre implica em doença hepática grave, enquanto o aumento isolado da bilirrubina conjugada é característica da síndrome de Gilbert.(Síndrome de Dubin-johnson, Síndrome de Rotor, Septicemia, nutrição parenteral total e algumas drogas como androgênios causam aumento da bilirrubina conjugada, além disso, na síndrome de Gilbert observa-se aumento da bilirrubina total 2 até 3 mg/dL).
Questão incorreta.
B) Na hepatite viral, quanto mais elevado for o nível sérico de bilirrubina, maior será a lesão hepatocelular.
Questão correta.
C) A presença de bilirrubinúria é característica de pacientes com fígado saudável.(Bilirrubina urinária apresenta-se elevada na maioria dos pacientes com bilirrubina conjugada aumentada).
Questão incorreta.
D) A alanina aminotransferase (AST) é encontrada principalmente no fígado e, portanto, constitui um indicador mais específico de lesão hepática do que a alaninoaminotransferase (ALT). (A ALT é encontrada principalmente no fígado, sendo assim, a ALT e não a AST é mais específico para lesão hepática).
Questão incorreta.
E) A hiperalbuminemia é comum em pacientes com cirrose e reflete um dano hepático acentuado com consequente aumento da produção de albumina pelo fígado. (Devido ao dano hepático, ocorre uma diminuição do anabolismo proteico, sendo assim, existe uma menor concentração de albumina).
Questão incorreta.
Letra B.
Bons estudos!
A O aumento da bilirrubina não conjugada quase sempre implica em doença hepática grave, enquanto o aumento isolado da bilirrubina conjugada é característica da síndrome de Gilbert. [ FALSO, SINDROME DE GILBERT É BIL INDIRETA]
B Na hepatite viral, quanto mais elevado for o nível sérico de bilirrubina, maior será a lesão hepatocelular.[ VERDADEIRO].
C A presença de bilirrubinúria é característica de pacientes com fígado saudável.[ FALSO]
D A alanina aminotransferase (AST) é encontrada principalmente no fígado e, portanto, constitui um indicador mais específico de lesão hepática do que a alaninoaminotransferase (ALT). [ FALSO, ASSERTIVA INVERTIDA]
E A hiperalbuminemia é comum em pacientes com cirrose e reflete um dano hepático acentuado com consequente aumento da produção de albumina pelo fígado. [F, HIPO]
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo