Uma característica importante de uma API Rest refere-se a um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1978804 Engenharia de Software
Uma característica importante de uma API Rest refere-se a um método de comunicação no qual o servidor completa cada solicitação do cliente independentemente de todas as solicitações anteriores, e os clientes podem solicitar recursos em qualquer ordem.
Essa característica é conhecida como: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Ausência de estado

A característica mencionada na questão refere-se à ausência de estado (statelessness), um dos princípios fundamentais do modelo REST (Representational State Transfer). Em uma API REST, as interações entre cliente e servidor são stateless, o que significa que cada requisição de um cliente deve conter todas as informações necessárias para que o servidor possa compreendê-la e processá-la, sem depender de nenhum contexto armazenado no servidor. Isso implica que as solicitações são independentes umas das outras e que o estado da sessão não é mantido no servidor.

Motivo da Correção da Alternativa A: A arquitetura RESTful utiliza a ausência de estado para promover a escalabilidade da comunicação, permitindo que o servidor trate cada solicitação de maneira isolada, melhorando o desempenho e a confiabilidade. Essa abordagem simplifica tanto a implementação do servidor quanto a do cliente, já que o servidor não precisa gerenciar o contexto das requisições dos clientes. A ausência de estado é, portanto, um atributo essencial que permite que clientes possam fazer requisições em qualquer ordem, sem preocupações sobre o estado atual da conversa com o servidor.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Do manual do AWS (https://aws.amazon.com/pt/what-is/restful-api/):

A representational state transfer (REST – transferência de estado representacional) é uma arquitetura de software que impõe condições sobre como uma API deve funcionar. A REST foi criada inicialmente como uma diretriz para gerenciar a comunicação em uma rede complexa como a internet.

As APIs que seguem o estilo de arquitetura REST são chamadas de APIs REST. Os serviços da Web que implementam a arquitetura REST são chamados de serviços da Web RESTful. O termo API RESTful geralmente se refere a APIs da Web RESTful. No entanto, você pode usar os termos API REST e API RESTful de forma intercambiável.

Príncípios:

A interface uniforme é fundamental para o design de qualquer serviço da Web RESTful. Indica que o servidor transfere informações em formato-padrão. O recurso formatado é chamado de representação em REST. Esse formato pode ser diferente da representação interna do recurso na aplicação do servidor. Por exemplo, o servidor pode armazenar dados como texto, mas enviá-los em um formato de representação HTML.

Na arquitetura REST, a ausência de estado refere-se a um método de comunicação no qual o servidor completa cada solicitação do cliente independentemente de todas as solicitações anteriores. Os clientes podem solicitar recursos em qualquer ordem, e cada solicitação é sem estado ou isolada de outras solicitações. Essa restrição de design da API REST implica que o servidor possa entender completamente e atender à solicitação todas as vezes. 

Sistema em camadas

Em uma arquitetura de sistema em camadas, o cliente pode se conectar a outros intermediários autorizados entre o cliente e o servidor e ainda receber respostas do servidor. 

Capacidade de armazenamento

Os serviços da Web RESTful permite o armazenamento em cache, que é o processo de armazenar algumas respostas no cliente ou em um intermediário para melhorar o tempo de resposta do servidor. Os serviços da Web RESTful controlam o cache usando respostas de API que se definem como armazenáveis ou não em cache.

Código sob demanda

No estilo de arquitetura REST, os servidores podem estender ou personalizar temporariamente a funcionalidade do cliente, transferindo o código de programação de software para o cliente. Por exemplo, quando você preenche um formulário de registro em qualquer site, seu navegador imediatamente destaca os erros cometidos, como números de telefone incorretos. Ele pode fazer isso devido ao código enviado pelo servidor.

Stateless

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo