Na expressão “teus olhos são meus livros”, o autor do poema...
Leia o poema a seguir, escrito por Machado de Assis, para responder à próxima questão.
“Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?
Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor,
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?”
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
✓ “teus olhos são meus livros”.
➥ Temos uma metáfora. Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos. É uma comparação sem o uso explícito de qualquer conectivo.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som. Vejamos o trecho:
“(...) teus olhos são meus livros...”
Há metáfora acima, que consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é sua, em virtude de uma comparação implícita (sem elementos comparativos, a exemplo de "como", "tal como", "qual", etc.). Comparou-se olhos aos livros.
a) Incorreto. A antítese é a contraposição de uma palavra ou frase a outra de significação oposta. Ex: "Amigos e inimigos estão, amiúde, em posições trocadas." (Rui Barbosa);
b) Incorreto. O eufemismo é o emprego de uma palavra ou expressão branda para se evitar o teor desagradável da mensagem. Ex.: “Agora que o meu pobre amigo jaz a dormir o derradeiro sono.” (Monteiro Lobato);
c) Correto. Vide explanação inicial;
d) Incorreto. O paradoxo consiste na contradição entre ideias que margeia o absurdo, o ilogismo. Ex.: "Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo." (Carlos Drummond de Andrade)
Letra C
metáfora
trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico,recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universo distintos.
fonte: a grámatica para concurso público
GABARITO: LETRA C
Metáfora:
Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.
Evanildo Bechara é uma fera da gramática.
Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.
A fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.
Bechara?! Que fera!
O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.
FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo