Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são parte importante...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718112 Enfermagem
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos pelo potencial de risco que representam à saúde e ao meio ambiente. Em relação às Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a correta.

Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são gerados em estabelecimentos de saúde e possuem potencial de risco à saúde pública e ao meio ambiente. O gerenciamento adequado desses resíduos é fundamental para minimizar riscos e impactos ambientais.

Alternativa A: Esta é a opção correta. RSS no estado sólido, quando não houver orientação específica, devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente a ruptura, vazamento e impermeável. Essa prática é essencial para evitar acidentes e contaminações, garantindo que os resíduos sejam manuseados e descartados de forma segura.

Alternativa B: Esta alternativa está incorreta porque menciona o limite de 1/3 da capacidade do saco, o que não é uma prática comum. Os sacos devem ser preenchidos respeitando o limite de peso indicado e possibilitando o fechamento adequado, mas não necessariamente limitados a 1/3 de sua capacidade.

Alternativa C: Esvaziar os sacos de resíduos é uma prática proibida, pois aumenta o risco de exposição a materiais contaminantes e pode levar à contaminação cruzada. Uma vez cheio, o saco deve ser lacrado e disposto adequadamente.

Alternativa D: Os RSS do Grupo B, quando considerados rejeitos, devem ser dispostos em aterros de resíduos perigosos de Classe I, e não Classe III. Classe III refere-se a resíduos não inertes e não perigosos, inadequados para resíduos perigosos.

Alternativa E: Os RSS do Grupo D são resíduos comuns que podem ser reciclados ou reutilizados. Portanto, essa afirmação é incorreta, já que tais resíduos podem ser destinados à reutilização, recuperação, reciclagem, compostagem e outras formas de aproveitamento.

O conhecimento sobre as classificações, normas de acondicionamento e disposição final dos RSS é essencial para garantir a segurança e a sustentabilidade nas práticas de saúde pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) CERTO - gabarito

B) ERRADO - deve-se respeitar o limite temporal de utilização dos sacos(substituição a cada 48h ou 24h) e a capacidade de 2/3

C) ERRADO - Proibido o esvaziamento ou reaproveitamento

d) ERRADO - Os RSS do Grupo B, no estado sólido e com características de periculosidade, sempre que considerados rejeitos, devem ser dispostos em Aterro de residuos perigosos -  Classe I

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo