O planejamento em bibliotecas e unidades de informação deve ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: FUNRIO Órgão: SUFRAMA
Q1232830 Biblioteconomia
O planejamento em bibliotecas e unidades de informação deve estar em consonância com o planejamento da alta administração de forma que se oriente na mesma direção que a instituição mantenedora. O tipo de planejamento que considera esse aspecto é denominado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - estratégico.

O planejamento estratégico é um processo fundamental em bibliotecas e unidades de informação. Ele consiste em definir a direção a ser seguida pela organização, alinhando-se com o planejamento da alta administração e os objetivos da instituição mantenedora. Isso garante que todas as ações e recursos estejam voltados para alcançar as metas institucionais de longo prazo.

Vamos analisar cada alternativa para entender porque a opção "estratégico" é a correta:

A - estratégico: O planejamento estratégico é abrangente e de longo prazo. Ele orienta a organização em um nível mais alto, definindo a direção geral e metas a serem alcançadas, sempre em consonância com a missão e visão da instituição. É o tipo de planejamento que deve se alinhar ao planejamento da alta administração, dirigindo a biblioteca na mesma direção da instituição mantenedora.

B - global: Embora o termo "global" possa parecer similar ao planejamento estratégico, ele não é específico no contexto de planejamento organizacional. Geralmente, refere-se a algo de um escopo mundial e não diretamente ao alinhamento institucional.

C - missão: A missão é uma declaração que expressa o propósito e os valores centrais da organização, mas não é um tipo de planejamento. A missão informa o planejamento estratégico, mas não se confunde com o processo de planejamento em si.

D - operacional: O planejamento operacional é focado em curto prazo e em atividades específicas. Ele trata da execução de tarefas do dia a dia e não aborda o alinhamento de metas institucionais de longo prazo.

E - tático: O planejamento tático é responsável por traduzir o plano estratégico em ações mais específicas e de médio prazo para as diferentes áreas da organização. Embora importante, ele não é o principal responsável por alinhar a organização com a alta direção, função essa que cabe ao planejamento estratégico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: planejamento da alta administração, vinculado aos objetivos da organização, visa grandes estratégias.

PLANEJAMENTO TÁTICO ou INTERMEDIÁRIO: é o desdobramento do planejamento estratégico que contêm planos concretos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: estabelece o que fazer e como fazer, detalha tarefas e operações e é de caráter imediatista.

FONTE: apostila Prof. Ana Patrícia.

Acrescentando...

Conforme Almeida (2011, p. 7-8):

O planejamento da alta administração é o planejamento estratégico, que consiste no processo de decisão relativo aos objetivos da organização, às mudanças nesses objetivos, aos recursos utilizados para atingi-los e às políticas que deverão governar a aquisição, a distribuição e a utilização desses recursos. Abrange a organização como um todo, afeta-a a longo prazo e é decidido no nível hierárquico mais elevado.

O planejamento intermediário é o desdobramento do planejamento estratégico em planejamentos táticos que permitem que as decisões estratégicas se traduzam em planos concretos a serem posteriormente detalhados em planos operacionais. Relaciona-se, em geral, a atividades presentes e de futuro próximo e sua função é controlar e integrar as operações na organização, garantindo a implementação das decisões estratégicas.

O planejamento operacional decide ‘o que fazer’ e ‘como fazer’. Está ligado aos procedimentos, detalhando tarefas e operações, e deve estar sempre voltado à otimização dos resultados. Tem caráter imediatista, caracterizando-se por ser de curto prazo e de abrangência local.

Gab. A

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2011.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo