Devido à pandemia de Covid-19 no Brasil, o governo federal ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão deveria ser anulada, pois não há assertiva correta segundo a lei.
O texto legal menciona o isolamento como medida que as autoridades poderão adotar.
Quanto às medidas compulsórias, citadas no gabarito, encontram-se apenas os exames, os testes, a coleta de amostras, a vacinação e os tratamentos médicos específicos.:
Art. 3º Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional de que trata esta Lei, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas:
I - isolamento;
II - quarentena;
III - determinação de realização compulsória de:
a) exames médicos;
b) testes laboratoriais;
c) coleta de amostras clínicas;
d) vacinação e outras medidas profiláticas; ou
e) tratamentos médicos específicos;
A - a realização compulsória do isolamento social deve ser adotada.
A Lei nº 13.979/2020 foi criada para estabelecer medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública causada pela pandemia de COVID-19 no Brasil. Entre as medidas previstas está a possibilidade de realização compulsória de isolamento e quarentena, como estratégias para conter a disseminação do vírus, protegendo a saúde da população.
- B - a restrição excepcional e temporária de entrada e saída do País por rodovias, portos ou aeroportos, não é recomendada:
- Incorreto. A lei prevê a possibilidade de restrição excepcional e temporária de transporte, entrada e saída de pessoas ou bens como medida de contenção.
- C - a não autorização para a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na ANVISA:
- Incorreto. A lei flexibilizou temporariamente algumas exigências, permitindo a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na ANVISA, desde que registrados por autoridades sanitárias estrangeiras reconhecidas.
- D - a exigência da licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do corona vírus:
- Incorreto. A lei dispensou a exigência de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência, permitindo mais agilidade na resposta à crise.
- E - a vedação do compartilhamento entre órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal de dados de identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção pelo corona vírus:
- Incorreto. A lei autoriza o compartilhamento de dados de identificação de pessoas infectadas ou suspeitas, desde que respeitadas a privacidade e a proteção dos dados pessoais.
Portanto, a única alternativa correta é A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo