A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q769685 Arquivologia

A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item a seguir.

Para que o documento seja considerado arquivístico, seu valor deve ultrapassar os objetivos para o qual ele tiver sido criado.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O documento de arquivo não somente tem valor para a atividade administrativa, mas também serve de fonte de informações e pesquisas para outras áreas. Ou seja, o documento de arquivo tem mais valor do que o motivo de sua produção, que é a realização de uma atividade administrativa.

Contudo, ter mais valor do que o administrativo não é condição suficiente para que um documento seja considerado "de arquivo". Há ainda outros critérios a serem observados, como o propósito de sua criação,  a sua capacidade provar ou testemunhar sobre o produtor, a sua unicidade, etc.

Gabarito do professor: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

.

2.2. Conceito.

.

Moderno: “É o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros.” (Solon Buck ⇒ ex-arquivista dos EUA).

.

FONTE: Arquivologia - Renato Valentini, 4ª edição - Série provas e Concursos 2013

" Sugestão de recurso: Alteração de gabarito

 

 Em arquivística, o valor primário dos documentos define-se, segundo Rousseau e Couture (1988, p. 117-118), como sendo a qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligado à razão de ser do documento e está diretamente ligada à utilização dos documentos para fins administrativos. O valor secundário, por sua vez, se refere à importância que o documento pode adquirir em função de seu potencial histórico e informativo para a sociedade, sendo que este segundo valor não é comum a todos os documentos, que, uma vez destituídos de valor administrativo, devem ser eliminados. Podemos concluir, portanto, que nem todo documento arquivístico ultrapassa os objetivos para o qual foram criados, pois isto implicaria que todos os documentos seriam considerados permanentes e jamais poderiam ser eliminados. "

 

Bibliografia: COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Yves. Os fundamentos da disciplina arquivístico. Lisboa : Dom Quixote, 1998. p. 117-118.

 

[Prof. Élvis Miranda - Gran Cursos]

tbm fiquei voando nessa...

Será que foi anulada ?

Para que um documento seja considerado arquivístico ele deve ser produzido ou recebido no decorrer das atividades do órgão, tendo seu valor primário quando atende as demandas da Administração e valor secundário quando passa a possuir valor histórico ou probatório. Ou seja, tendo essas características ele já nasce arquivístico, essa questão é passível de anulação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo