"De fato, a conclusão procede. E tem um motivo: a vontade do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q34376 Português
"De fato, a conclusão procede. E tem um motivo: a vontade dos profissionais de proteger seu saber para manter-se como interlocutores obrigatórios (...). Uma tradição que remonta à Antigüidade." (l. 3-7)

Assinale a opção em que o trecho acima está reescrito em um único período, de modo correto e mantendo seu sentido original.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual é o erro da B?
Alguém sabe explicar?
Gabriela,
O ponto e virgula está  colocado inadequadamente depois de procede.

Pessoal, entendo que a questão está equivocada. Há obrigatoriedade da separação de vírgula antes da palavra "porque", na assertiva A. Trata-se de separação entre períodos. A letra D está correta.

A (b) está errada pois:
Usa-se ponto e vírgula para enfatizar coordenação.
Não há coordenação, pelo contrário há subordinação com relação causal.

Segundo Nilson Teixeira:
Usa-se ponto e vírgula nos seguintes casos.
a) Separar orações coordenadas assindéticas que encerrem pensamentos opostos. - Não é o caso, pois não há ideia de oposição
b) Para substituir a vírgula, facultativamente, em orações coordenadas sindéticas adversativas. - Não há ideia de adversidade ou oposição
c) Para separar orações coordenadas sindéticas conclusivas. - Acho que o texto direciona mais a ideia de causa do que de conclusão
d) Para separar os considerendos e artigos de decretos, sentenças e petições. - Não é o caso
e) Para separar orações de um período relativamente extenso, sobretudo se uma das orações já contiver vírgula. - Poderia ser o caso, porém não se separa com vígula termo com valor sintático de restrição. No caso a conclusão procede por uma única razão, se fosse utilizada a virgula o sentido não seria restritivo, mas explicativo.
Letra "a" é a opção correta. 

Porque

É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”. Antes do "porque" com o valor de causa o uso da vírgula é facultativo, por isso a letra "a" não está errada. 
Vamos ver? 
"De fato, a conclusão é pertinente porque os profissionais desejam proteger seu saber para manter-se como interlocutores obrigatórios (...) - uma tradição que remonta à Antigüidade."

- Por que a conclusão é pertinente? Qual é a causa da conclusão ser pertinente? Porque os profissionais desejam proteger seu saber (...)

-----

Caso o "porque" fosse usado com o sentido de explicação a vírgula seria usada. 

- Ele não entra, porque está sem tempo. (explicativa)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo