A respeito da microfilmagem de documentos de arquivo, julgue...
A respeito da microfilmagem de documentos de arquivo, julgue o item subsequente.
A liberação do espaço ocupado anteriormente por documentos
em suporte papel é o objetivo primordial da microfilmagem.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Muito embora tenha a vantagem da redução e economia de espaço físico, a microfilmagem não é utilizada para esta finalidade principal (especialmente por que a digitalização também tem essa vantagem, e é muito menos cara e complexa), mas sim para segurança e preservação.
Os documentos microfilmados são guardados em cofres fortes, e sempre em duplicatas, por determinação legal; além disso, para sua leitura é necessário equipamento específico, que é muito caro e de difícil manuseio. Ainda, quando se usa o documento microfilmado, o seu original permanece guardado, o que diminui o risco de sua deterioração contribuindo assim para sua preservação.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
ERRO ESTÁ EM FALAR QUE É O OBJETIVO PRINCIPAL (SUPREMO) - no caso trata-se de uma das VANTAGENS da Microfilmagem.
A principal vantagem da microfilmagem é a substituição do documento em papel por sua cópia em microfilme, que tem validade jurídica como original, de acordo com a legislação vigente. - PROFESSOR ELVIS MIRANDA
Outra vantagem e poder substituir o documento em papel que muitas vezes pode ser antigo por outro em microfilme para evitar destruição do documento original.
Tinha que ter recurso na questão. Porque o objetivo da microfilmagem e a redução dos espaços utilizados pelo doc. Pra mim tá certa
Concordo com o comentário da colega Bruna, e ainda reintero, seguro Leonardo Reis e João Tiago, em Arquivologia Facilitada, editora Campus Concursos, 2013, pg. 90 - 92:
"No âmbito do processo de reprodução de documentos por microfilmagem, podem ser considerados dois modais distintos:
1a Estratégia – Microfilmagem de Substituição – É aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos, com a finalidade de redução de espaço. Como o próprio termo diz, substituem-se os arquivos de outro suporte (por exemplo, papel) pelo microfilme. É aplicada no âmbito dos arquivos correntes e intermediários. Tais rolos de microfilme serão, então, o novo suporte da informação contida anteriormente nos outros documentos. Essa estratégia é perfeitamente possível porque a legislação brasileira autoriza a microfilmagem e reconhece que o microfilme possui a mesma força probante dos originais inclusive em juízo. [...]
Podem ser enumeradas as seguintes vantagens do uso da microfilmagem: [...]
2) Redução de espaço: no modal de substituição, a microfilmagem é capaz de anular a necessidade de serem mantidos os arquivos em suportes convencionais, como o papel. Uma vez microfilmados, os documentos poderão ser eliminados, desde que não sejam arquivos históricos."
Ficou grande, mas enfim, entendo que no âmbito dos arquivos corrente e intermediário a microfilmagem quando aplicada tem a função primordial de liberar espaços ocupados por documentos em outros suportes, a questão não considera essa possibilidade, então assim sendo o gabarito deveria ser Certo.
Gente, após a microfilmagem os documentos originais podem ou não ser eliminados???? Olhem essa questão, foi do mesmo concurso da Secretaria de Educação do DF, caiu para o cargo de secretário escolar:
A respeito da microfilmagem de documentos de arquivo, julgue o item subsequente.
Após a microfilmagem, os documentos de arquivo podem ser eliminados, salvo os de valor permanente.
GABARITO: C
**** Comentário do professor Elvis Miranda (Gran cursos online):
"A microfilmagem de documentos permite a eliminação dos documentos originais, de acordo com a legislação a respeito do assunto. A exceção são os documentos de valor histórico ou permanente."
Jordana, os documentos podem ser eliminados após a microfilmagem se forem de idade corrente e intermediária, é a chamada microfilmagem de substituição, pois substitui os originais enquanto o documento possuir valor administrativo e/ou legal. Já os documentos de caráter permanente que venham a ser microfilmados não podem ser eliminados, é a chamada microfilmagem de preservação, pois o documento é microfilmado para fins de consulta, evitando assim o manuseio do documento original, para evitar possíveis danos e etc. Espero ter ajudado! Chama que noisssss :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo