A crise de 2008 nos Estados Unidos da América e a de 2010 na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q90963 Atualidades
A compreensão do significado da ajuda à Grécia é
fundamental para a sanidade dos mercados. Com essa ajuda, a
Grécia rola sua dívida sem ter de ir ao mercado. A cada
vencimento, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário
Internacional (FMI) recebem os papéis do Tesouro grego e
acrescentam uma nova dívida.

Imagem 006.jpg

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes
itens.

A crise de 2008 nos Estados Unidos da América e a de 2010 na Grécia resultaram em aumento da intervenção estatal na economia.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No caso dos EUA, a crise econômica iniciou devido à bolha imobiliária, seguidos de decretação de falência de bancos, entre outros eventos. O resultado foi injeções de recursos de valores altíssimos na economia a fim de evitar o inevitável: desemprego, peça motriz de toda a rede econômica.

Já a Grécia declarou que não poderia quitar sua dívida. A ajuda teve que vir dos países da zona do Euro para evitar o colapso daquela moeda.
Os EUA, que deixou o mercado regular por si próprio, enfrentou uma grave crise e teve que intervir. Principalmente no setor bancário.

Na Grécia o Estado cortou gastos, aumentou impostos, entre outras medidas.

Correta a acertiva, porque apesar desta crise estar muito mais relacionada a fatores locais, o pano de fundo é o mesmo da crise americana: crédito fácil a quem não tinha condições de pagar.
Na Grécia por exemplo o Estado está intervindo aumentando impostos, diminuindo salários, fazendo cortes em funcionários públicos (estes que chegam a 13% da população economicamente ativa), etc.
Quanto ao texto, os países europeus ou ajudam a Grécia a sair da crise, ou o sistema todo entra em colapso.

Cuidado prezada Marcela, a crise da Grécia, embora intensifica com a crise de 2008, visto que a escassez de crédito no mercado tem elevado ainda maias as taxas de juros para o governo grego, tem como causa principal o alto endividamento do Estado, com escolhas de investimentos sem altas taxas de retorno.

Assim, em natureza as dívidas são distintas:
(i) a de 2008, foram os bancos que emprestaram de mais a maus pagadores, e títulos públicos do governo americano estavam vinculados a essas dívidas.

(ii) a de 2010 (Grega) o Estado tomou muito emprestado, o que elevou seu custo do crédito na "praça", fazendo com que não conseguisse mais pagar as contas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo