Um paciente que apresentou Parada Cardiorrespiratória (PCR),...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - Antiarrítmico e vasopressor.
Vamos entender o contexto da questão. Estamos tratando de um paciente em cuidados pós Parada Cardiorrespiratória (PCR). Dois medicamentos importantes estão sendo utilizados nesse cenário: a Amiodarona e a Noradrenalina. Cada um tem um papel crucial neste momento delicado.
Amiodarona é um medicamento antiarrítmico. Ela é utilizada para controlar e prevenir arritmias cardíacas, que são alterações no ritmo dos batimentos do coração. Após uma PCR, o coração pode apresentar ritmos desorganizados, e a amiodarona ajuda a restaurar o ritmo cardíaco adequado.
Noradrenalina, por outro lado, atua como um vasopressor. Ela é utilizada para aumentar a pressão arterial em situações de hipotensão (pressão arterial baixa), que pode ser uma consequência da PCR. A ação vasoconstritora da noradrenalina ajuda a aumentar a resistência vascular periférica, elevando a pressão arterial e melhorando a perfusão dos órgãos vitais.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Sedativo e diurético: Esta alternativa está incorreta porque a amiodarona não é um sedativo e a noradrenalina não é um diurético. Sedativos são usados para acalmar ou induzir o sono no paciente, enquanto diuréticos ajudam a eliminar o excesso de líquidos do corpo.
B - Antiarrítmico e hipotensor: Esta opção está incorreta porque, embora a amiodarona realmente seja um antiarrítmico, a noradrenalina é um vasopressor e não um hipotensor (medicamento que diminui a pressão arterial).
C - Anti-hipertensivo e diurético: Esta combinação está errada, pois a amiodarona não atua como anti-hipertensivo (medicamento que reduz a pressão arterial), e a noradrenalina não é um diurético.
D - Anti-hipertensivo e sedativo: Novamente, incorrecto. A amiodarona não é utilizada como anti-hipertensivo, e a noradrenalina não possui ação sedativa.
Portanto, a resposta correta é a E, que identifica corretamente a ação da amiodarona como antiarrítmico e da noradrenalina como vasopressor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Amiodarona utilizado principalmente nas emergências cardíacas, como taquiarritmias supraventriculares e ventriculares.
A amiodarona é classificada como um antiarrítmico de classe III. Ela atua bloqueando os canais de potássio das células auto excitáveis do coração. A diminuição do efluxo desse íon durante a fase de repolarização prolonga o período refratário efetivo e o potencial de ação, o que pode ser observado no eletrocardiograma pelo alargamento do intervalo QT. Esse efeito da amiodarona permite que as células do marca-passo cardíaco sejam capazes de reestabelecer o ritmo de normal de contração desse órgão.
Esse é o principal antiarrítmico indicado em parada cardiorrespiratória com ritmo chocável e deve ser administrado após o 3º e o 5º choque
Noradrenalina. atua na manutenção dos batimentos cardíacos, nos níveis de glicose e pressão sanguínea.Um dos seus efeitos mais conhecidos é o vasopressor, ou seja, ela provoca aumento da pressão arterial, em razão do efeito vasoconstritor.
E ATENÇÃO SE LIGUE AÍ QUE É HORA DA REVISÃO...
Amiodarona utilizado principalmente nas emergências cardíacas, como taquiarritmias supraventriculares e ventriculares.
Noradrenalina. atua na manutenção dos batimentos cardíacos, nos níveis de glicose e pressão sanguínea.Um dos seus efeitos mais conhecidos é o vasopressor, ou seja, ela provoca aumento da pressão arterial, em razão do efeito vasoconstritor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo