As danças se constituem em um conjunto de práticas corpora...
I. A tematização das danças na escola pela necessidade de orientações didáticas que estejam comprometidas com a realidade sociocultural brasileira e com valores éticos e morais que permitam a construção de uma cidadania plena baseada nos bons costumes da escola da família brasileira.
II. A pura reprodução/ensaio de danças folclóricas na escola pode ser tão alienante e opressor quanto repertórios do balé clássico, ensinados mecânica e repetidamente.
III. A dança chamada “criativa” ou “educativa” pode, dependendo de como for ensinada, isolar os alunos do mundo e da realidade sociopolítica e cultural que os cerca.
IV. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, as danças não se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, não permitindo identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
Estão corretas as afirmativas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - II e III apenas
A questão aborda a importância das danças no contexto educacional, destacando suas características e os cuidados ao serem trabalhadas na escola. Vamos analisar cada afirmativa para entender por que a alternativa correta é a letra A.
Afirmativa I: "A tematização das danças na escola pela necessidade de orientações didáticas que estejam comprometidas com a realidade sociocultural brasileira e com valores éticos e morais que permitam a construção de uma cidadania plena baseada nos bons costumes da escola da família brasileira."
Essa afirmativa está incorreta porque tenta definir as danças na escola de uma maneira que pode ser considerada muito restrita e tradicional. A educação em dança deve justamente promover a diversidade cultural e o respeito às várias manifestações culturais, e não apenas os "bons costumes" da família brasileira. A dança como prática cultural deve refletir a pluralidade e a riqueza de nossa sociedade.
Afirmativa II: "A pura reprodução/ensaio de danças folclóricas na escola pode ser tão alienante e opressor quanto repertórios do balé clássico, ensinados mecânica e repetidamente."
Essa afirmativa está correta. A simples repetição de danças folclóricas ou do balé clássico, sem contextualização e sem reflexão crítica, pode ser sim alienante e opressora. É fundamental que o ensino de dança vá além da mera reprodução mecânica e estimule a compreensão cultural e a criatividade dos alunos.
Afirmativa III: "A dança chamada 'criativa' ou 'educativa' pode, dependendo de como for ensinada, isolar os alunos do mundo e da realidade sociopolítica e cultural que os cerca."
Essa afirmativa também está correta. Mesmo a dança criativa ou educativa, se não for bem contextualizada e abordada criticamente, pode acabar isolando os alunos da realidade sociopolítica e cultural. O ensino deve estar sempre conectado com o contexto em que os alunos estão inseridos.
Afirmativa IV: "Diferentes de outras práticas corporais rítmico-expressivas, as danças não se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, não permitindo identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas."
Essa afirmativa está incorreta. As danças, assim como outras práticas corporais rítmico-expressivas, possuem sim codificações particulares e são historicamente constituídas. Cada dança tem seus movimentos e ritmos característicos que permitem sua identificação.
Por isso, ao analisar as afirmativas, concluímos que as corretas são a II e a III, tornando a alternativa A a correta. Espero que tenha ficado claro, e, caso tenha alguma dúvida, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão confusa!
gab A
Questão extremamente mal escrita. Afirmação I não tem pontuação e, por isso, não faz o menor sentido.
Essa questão deveria ter sido anulada.
sem sentido!
Incorreta.
Embora seja importante que a tematização das danças na escola esteja comprometida com a realidade sociocultural brasileira e valores éticos, a afirmação coloca uma visão reducionista ao associar "bons costumes" a uma noção limitada e conservadora da cidadania. A Educação Física moderna e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) defendem uma abordagem plural, que respeite a diversidade cultural e rompa com estereótipos que podem reforçar preconceitos ou excluir manifestações culturais alternativas ou críticas.
Correta.
A reprodução mecânica e sem contextualização de danças folclóricas ou de repertórios do balé clássico pode ser alienante e opressora, pois ignora o potencial educativo e expressivo da dança. A dança na escola deve ser trabalhada de forma crítica, respeitando os significados históricos e culturais, e promovendo a reflexão e o envolvimento dos alunos, em vez de apenas treinar movimentos.
Correta.
A dança criativa ou educativa pode, sim, isolar os alunos do contexto sociopolítico e cultural se for ensinada de maneira descontextualizada, sem conexão com a realidade dos participantes. A abordagem pedagógica deve considerar o contexto sociocultural, permitindo que a dança funcione como uma ferramenta crítica e de integração com a realidade.
Incorreta.
As danças possuem codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares a cada uma delas. Por exemplo, o samba tem movimentos e ritmos associados à cultura brasileira, assim como o flamenco é caracterizado por movimentos e ritmos da cultura espanhola. Ignorar essa codificação histórica é desconsiderar o papel da dança como manifestação cultural.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo