Uma mulher teve o resultado da sorologia VDRL reagente no mo...
Uma mulher teve o resultado da sorologia VDRL reagente no momento do parto de sua segunda filha. Ela fez apenas uma consulta de pré-natal na ocasião da confirmação da gravidez e não retornou para as consultas seguintes. Também não colheu os exames solicitados na ocasião. Considerando que ela seja portadora de sífilis ativa, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A questão aborda um cenário de sífilis congênita, uma condição importante a ser reconhecida na prática de Enfermagem, especialmente no contexto do pré-natal e cuidados com o recém-nascido. A sífilis congênita ocorre quando a mãe, infectada com sífilis, transmite a infecção para o bebê durante a gestação ou no momento do parto.
Justificativa da Alternativa A: A alternativa A está correta. O fato de o recém-nascido estar assintomático no nascimento não exclui a possibilidade de apresentar sinais e sintomas de sífilis congênita posteriormente. A sífilis congênita pode se manifestar tardiamente, com complicações que podem surgir meses ou até anos após o nascimento.
Alternativa B: A afirmação de que a mulher não precisará mais de tratamento está incorreta. O tratamento da mãe é fundamental não só para a sua saúde, mas também para evitar complicações futuras e proteger a saúde de futuros filhos. A sífilis é tratável e, se não tratada, pode levar a complicações sérias tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.
Alternativa C: É incorreto afirmar que somente a mãe deve ser notificada. Tanto a mãe quanto o recém-nascido devem ser notificados à vigilância epidemiológica. A sífilis congênita é de notificação compulsória, e o recém-nascido deve ser acompanhado e tratado adequadamente.
Alternativa D: Esta alternativa está errada. A sífilis não é uma síndrome de evolução benigna. Se não tratada, pode levar a graves complicações, incluindo deficiências permanentes e até a morte. O tratamento adequado é essencial para a regressão dos sintomas e prevenção de sequelas.
Alternativa E: Essa alternativa é incorreta. O Treponema pallidum, causador da sífilis, não é transmitido pelo leite materno. A amamentação só é contraindicada se houver lesões sifilíticas ativas nas mamas, pois estas podem ser fonte de transmissão direta.
Lembre-se de que o acompanhamento pré-natal adequado, incluindo a realização de exames como o VDRL, é essencial para o diagnóstico precoce e tratamento de infecções como a sífilis, prevenindo consequências para a mãe e o bebê.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo