Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequent...
Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue o item que se segue.
A redução das contrações musculares nos membros inferiores
facilita o retorno venoso no leito.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a relação entre a imobilidade de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e suas consequências no sistema muscular e circulatório, especificamente no retorno venoso. Para resolver a questão, é necessário compreender como a atividade muscular influencia o fluxo sanguíneo venoso e os efeitos da imobilidade prolongada.
Alternativa Correta: E - errado
A afirmativa diz que a redução das contrações musculares nos membros inferiores facilitaria o retorno venoso. Isso está errado porque, na verdade, as contrações musculares são essenciais para o retorno venoso adequado. Os músculos das pernas, especialmente, atuam como uma bomba muscular. Quando eles se contraem, ajudam a empurrar o sangue de volta para o coração contra a gravidade.
Quando um paciente está imóvel, como ocorre frequentemente em uma UTI, essa "bomba muscular" não funciona de maneira eficiente, o que pode levar a problemas como o acúmulo de sangue nas veias das pernas e aumentar o risco de trombose venosa profunda. Portanto, a imobilidade dificulta, e não facilita, o retorno venoso.
Justificativa:
- Contrações Musculares: Elas são fundamentais para o retorno venoso, funcionando como uma bomba que auxilia o coração.
- Imobilidade: Reduz a função dessa bomba, podendo levar a complicações como trombose.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo