Malwares propagam-se por meio de rede local, discos removív...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Simples e direto. Softwares maliciosos, ao contrário dos vírus de computador, não precisam de arquivos hospedeiros para se propagarem. E a propagação da praga digital será para qualquer local com permissão de leitura/gravação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware.
Fiquei na dúvida sobre o que respondia... afinal, nem todo malware vai se propagar necessariamente das formas descritas (ou mesmo irá se propagar). Mas é possível considerar que de forma geral que irá se propagar por alguns destes meios.
Malware:
Vírus, cavalos de troias (trojan), sniffer, spyware, adware, port scanner, exploit e worn.
PROGRAMAS QUE FICAM NO COMPUTADOR DO INVASOR:
Exploit: programa criado para tirar vantagem de uma falha, ele explora uma falha no seu computador, para depois invadir, é um programa que fica no computador do invasor.
Port scanner: fica no micro do invasor, programa que procura brechas no micro alvo.
Sniffer: é um programa instalado no computador do invasor para capturar mensagens enviadas a outros micros, geralmente isso acontece com hubs, pois eles não leem endereço MAC, e assim, distribuem a msg para todos os computadores da rede. Assim o computador que tem o sniffer capturar a msg, juntamente com os destinatário da msg. Os sites protegidos evitam que as informações sejam capturadas, pois os dados são criptografados.
PROGRAMAS QUE FICAM NO COMPUTADOR DA VÍTIMA:
Worn/verme: não precisa de um arquivo para se hospedar, ele é o próprio arquivo, criado para se copiar entre computadores pela rede. Vc não precisa clicar, nele ou fazer algum comando. Assim vc pode transmitir algum vírus basta colocar no arquivo do worn, mas ele não é vírus.
Vírus: só infecta o seu computador se vc clicar nele, e precisa de um arquivo hospedeiro, não “sobrevive” sem um hospedeiro, que são arquivos, copia-se sozinho para vários outros arquivos.
Cavalo de Troia: é um programa que e apresenta como algo inofensivo( um jogo, um cartão de natal), e que na verdade esconde objetivos maliciosos, como apagar dados, roubar informações. Não é vírus porque ele é um arquivo, o vírus de hospeda em um arquivo.
Spyware: é um programa que vc coloca no micro da vítima para espioná-la, registrar os hábitos de navegação e acesso à internet. Os sites protegidos NÃO CONSEGUEM EVITAR que as informações sejam capturadas, pois os dados são capturados no seu próprio computador. Podem conter keyloggers (captadores de teclados) ou screenloggers (captadores de tela).
Adware: programa que é instalado no seu computador, para ficar fazendo anúncios.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo