No paradigma de Programação Orientada a Objetos, Polimorfism...
Gabarito C
Na programação orientada a objetos, o polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, é possível tratar vários tipos de maneira homogênea (através da interface do tipo mais abstrato). O termo polimorfismo é originário do grego e significa "muitas formas" (poli = muitas, morphos = formas).
O polimorfismo é caracterizado quando duas ou mais classes distintas têm métodos de mesmo nome, de forma que uma função possa utilizar um objeto de qualquer uma das classes polimórficas, sem necessidade de tratar de forma diferenciada conforme a classe do objeto.
Uma das formas de implementar o polimorfismo é através de uma classe abstrata, cujos métodos são declarados mas não são definidos, e através de classes que herdam os métodos desta classe abstrata.
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Pq a 'E' tbm não estaria certa?
A alternativa 'e' está errada porque restringe o conceito.
Guilherme, creio que a lera E é o conceito de sobrecarga.
O nome do método acrescido de seus parâmetros é denominado assinatura do
método.
A alternativa E está conceituando a sobrecarga de método (overload).
Será que essa questão não é passível de anulação? Sobrecarga é um tipo de polimorfismo!
Sobrecarga é uma modalidade de polimorfismo.
Se tiver sobrescrita e sobrecarga na mesma questão sobre polimorfismo, considere a sobrescrita como a alternativa "mais correta".
Sobrecarga é um tipo de polimorfismo, e nao um conceito distinto
Um modelo ou protótipo que define as características e comportamentos comuns a um conjunto de objetos de certo tipo. => Classe
Tipo especial de método que inicializa as variáveis do objeto, quando instanciado (inicializado). => Construtor
Princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada. => Polimorfismo
Variável de uma instância que descreve as características dos objetos. => Atributos
Princípio pelo qual dois métodos de uma mesma classe podem ter o mesmo nome, desde que suas listas de parâmetros sejam diferentes, constituindo assim uma assinatura diferente. => Sobreescrita (Overload) é uma consequencia do polimorfismo, ou seja não é um conceito de polimorfismo e sim uma forma de aproveitar o polimorfismo, outra forma de aproveita-la é através de uma classe abstrata, cujos métodos são declarados mas não são definidos, e através de classes que herdam os métodos desta classe abstrata.
Um modelo ou protótipo que define as características e comportamentos comuns a um conjunto de objetos de certo tipo. => Classe
Tipo especial de método que inicializa as variáveis do objeto, quando instanciado (inicializado). => Construtor
Princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada. => Polimorfismo
Variável de uma instância que descreve as características dos objetos. => Atributos
Princípio pelo qual dois métodos de uma mesma classe podem ter o mesmo nome, desde que suas listas de parâmetros sejam diferentes, constituindo assim uma assinatura diferente. => Sobreescrita (Overload) é uma consequencia do polimorfismo, ou seja não é um conceito de polimorfismo e sim uma forma de aproveitar o polimorfismo, outra forma de aproveita-la é através de uma classe abstrata, cujos métodos são declarados mas não são definidos, e através de classes que herdam os métodos desta classe abstrata.
Alternativa correta: C
O polimorfismo é um conceito central na Programação Orientada a Objetos (POO) e permite que objetos de diferentes classes derivadas sejam tratados como objetos de uma classe base, desde que essas classes derivadas sejam subclasses da mesma superclasse ou implementem a mesma interface. A característica principal do polimorfismo é que ele permite que o mesmo método possa ser utilizado de diferentes maneiras para objetos de diferentes classes.
A alternativa C está correta porque descreve exatamente essa propriedade: "Princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada." Isso significa que, se temos uma classe base com um método definido, as classes derivadas podem ter suas próprias implementações desse método, e o comportamento exato que será executado vai depender do tipo do objeto que está chamando o método, mesmo que a chamada seja feita através de uma referência da classe base.
Essa capacidade de referenciar objetos de diferentes classes através de uma interface comum e ter comportamentos diferentes é a essência do polimorfismo. Isso é fundamental na POO porque permite a criação de códigos mais flexíveis e reutilizáveis, onde os componentes do software podem ser substituídos ou estendidos sem a necessidade de alterar o código que depende da classe base.
Ao estudar para concursos com foco em programação, é importante compreender não apenas a definição de polimorfismo, mas também como aplicá-lo na prática para resolver problemas de design de software de maneira eficaz e eficiente.