A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q901616 Medicina
A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue o item subsecutivo.


As técnicas de reexpansão pulmonar são importantes no pós-operatório para tratamento de PCA, uma vez que, nessas circunstâncias, os neonatos tendem a perder volumes e capacidades pulmonares.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é verdadeira. A Persistência do Canal Arterial (PCA) é uma condição cardíaca congênita que ocorre quando o canal arterial, um vaso sanguíneo que normalmente se fecha logo após o nascimento, permanece aberto, resultando em fluxo sanguíneo anormal. Isso é especialmente comum em neonatos prematuros e pode levar à diminuição dos volumes e capacidades pulmonares. Portanto, as técnicas de reexpansão pulmonar, que são usadas para ajudar a abrir os pulmões e melhorar a capacidade de troca de gases, são de fato importantes no tratamento pós-operatório de pacientes com PCA. Estas técnicas, que podem incluir exercícios respiratórios, uso de dispositivos de fisioterapia e posicionamento adequado, são uma parte essencial da fisioterapia respiratória para esses pacientes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo