Em relação à rede de computadores, considere: I. Switches s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRE-AP Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Programador de computador |
Q125871 Redes de Computadores
Em relação à rede de computadores, considere:

I. Switches são usados na topologia em estrela para conectar estações ou segmentos de rede e trabalham geralmente nos modos de operação cutthrough e store-and-forward.

II. No TCP/IP o protocolo IP é o responsável por rea- lizar a conexão entre redes, sendo ele um dos principais responsáveis pela capacidade da rede se reconfigurar, quando uma parte está fora do ar, procurando um caminho alternativo para a comunicação.

III. Na rede TCP/IP, quando o IP recebe um pacote para ser enviado pela rede ele quebra o endereço destino e compara o endereço de rede do destino com seu próprio endereço de rede para endereçar corretamente o pacote.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - I, II e III.

Vamos entender cada afirmação e por que todas estão corretas.

I. Switches são usados na topologia em estrela para conectar estações ou segmentos de rede e trabalham geralmente nos modos de operação cut-through e store-and-forward.

Os switches são dispositivos fundamentais em redes locais (LAN), especialmente na topologia em estrela, que é uma das mais comuns. Eles conectam diversas estações de trabalho ou segmentos de rede, permitindo a comunicação eficiente entre eles.

Os modos de operação cut-through e store-and-forward são técnicas de comutação. No modo cut-through, o switch começa a encaminhar o pacote assim que lê o endereço de destino, proporcionando uma latência menor. Já no modo store-and-forward, o switch armazena o pacote inteiro e realiza uma verificação de erros antes de encaminhá-lo, garantindo uma maior integridade dos dados.

II. No TCP/IP o protocolo IP é o responsável por realizar a conexão entre redes, sendo ele um dos principais responsáveis pela capacidade da rede se reconfigurar, quando uma parte está fora do ar, procurando um caminho alternativo para a comunicação.

O protocolo IP (Internet Protocol) é essencial na arquitetura TCP/IP. Ele é responsável pelo roteamento de pacotes entre redes diferentes. Quando uma rota está indisponível, o protocolo IP busca caminhos alternativos para garantir que os dados alcancem seu destino. Este mecanismo é vital para a resiliência e eficiência da internet.

III. Na rede TCP/IP, quando o IP recebe um pacote para ser enviado pela rede ele quebra o endereço destino e compara o endereço de rede do destino com seu próprio endereço de rede para endereçar corretamente o pacote.

Um dos papéis primários do protocolo IP é a determinação da rota para o envio de pacotes. Quando um pacote é recebido, o IP analisa o endereço de destino e o compara com sua própria rede. Se os endereços pertencem à mesma rede, o pacote pode ser enviado diretamente. Caso contrário, o pacote é encaminhado para o roteador apropriado que o direcionará até a rede de destino.

Essas três afirmações abordam aspectos cruciais da arquitetura de redes e protocolos, destacando a funcionalidade dos switches e o papel fundamental do protocolo IP no roteamento e resiliência da comunicação na rede TCP/IP.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Switches: São equipamentos utilizados para conectar segmentos de redes locais. São similares a uma ponte com múltiplas portas, em que os pacotes são enviados para a porta de saída apropriada. O switch permite que estações em segmentos separados transmitam simultaneamente, já que comuta pacotes utilizando caminhos dedicados. Não ocorrem colisões, porém pode ocorrer de dois ou mais quadros necessitarem do mesmo caminho de dados ao mesmo tempo. Opera na camada de enlace.

pastedGraphic.pdf
O endereçamento é utilizado com uma tabela com endereços, similar às pontes transparentes. Cada porta possui uma tabela de transmissão, que relaciona o número da porta do equipamento com o endereço dos nós de destino.

II e III - IP: 
Os dados numa rede IP são enviados em blocos referidos como ficheiros (os termos são basicamente sinónimos no IP, sendo usados para os dados em diferentes locais nas camadas IP). Em particular, no IP nenhuma definição é necessária antes do nó tentar enviar ficheiros para um nó com o qual não comunicou previamente.

O IP oferece um serviço de datagramas não confiável (também chamado de melhor esforço); ou seja, o pacote vem quase sem garantias. O pacote pode chegar desordenado (comparado com outros pacotes enviados entre os mesmos nós), também podem chegar duplicados, ou podem ser perdidos por inteiro. Se a aplicação requer maior confiabilidade, esta é adicionada na camada de transporte.

Os roteadores são usados para reencaminhar datagramas IP através das redes interconectadas na segunda camada. A falta de qualquer garantia de entrega significa que o desenho da troca de pacotes é feito de forma mais simplificada. (Note que se a rede cai, reordena ou de outra forma danifica um grande número de pacotes, o desempenho observado pelo utilizador será pobre, logo a maioria dos elementos de rede tentam arduamente não fazer este tipo de coisas - melhor esforço. Contudo, um erro ocasional não irá produzir nenhum efeito notável.)

Discordo do gabarito!

I - Correto

II - Quem "procura caminhos alternativos" são os roteadores através dos protocolos de roteamento e suas tabelas de rotas...

III - "Quebra o endereço de destino?" Ele só coloca o endereço de destino do campo pertinente do seu cabeçalho.. alguém tem alguma explicação?


Obrigado
"No TCP/IP o protocolo IP é o responsável por realizar a conexão entre redes"

Meio forçado dizer que o IP realiza "conexões entre redes" no modelo TCP/IP.
Acredito que a FCC fez confusão em relação aos modelos de referência TCP/IP e OSI.

Modelo TCP/IP
Realizar, manter e terminar conexões é função da camada de Transporte.


Modelo OSI
Realizar, manter e terminar conexões é função da camada de Rede.


Camada (Layer)
Função
7
Aplicação
(Application)

Camada que fornece aos usuários acesso ao ambiente OSI e provê sistemas distribuídos de informação.

6
Apresentação
(Presentation)
Camada responsável por prover independência aos processos de aplicação das diferenças na representação dos dados (sintaxe).
5
Sessão
(Session)
Camada que provê a estrutura de controle para a comunicação entre as aplicações. Estabelece, gerencia e termina conexões (sessões) entre aplicações.
4
Transporte
(Transport) 
Camada responsável pela transferência de dados entre dois pontos de forma transparente e confiável com funções como controle de fluxo e correção de erro fim a fim.
3
Rede
(Network)
Camada que fornece para as camadas superiores independência das tecnologias de transmissão e comutação usadas para conectar os sistemas. Responsável por estabelecer, manter e terminar conexões.
2
Enlace de dados
(Data Link) 
Camada responsável pela transmissão confiável de informação através do enlace físico. Envia blocos de dados (frames) com o necessário controle de erro e de fluxo.
1
Física
(Physical) 
Camada responsável pela transmissão de uma seqüência de bits em um meio físico. Trata das características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico.


Portanto, a resposta correta seria a letra C.
 
Discordo do gabarito também!
Claramente é a Letra C

"procurando um caminho alternativo para a comunicação"

O protocolo IP nao procura caminho nao. Quem define é o usuário (se for estático) ou roteador/ap (se automático).
Eu também discordo. Marquei a C, visto que "procurando um caminho alternativo para a comunicação"  é função dos protocolos de roteamento, como RIP, OSPF.
Obs: Posso estar errado, claro...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo