O transporte de substâncias líquidas poluentes não miscíveis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: CESGRANRIO Órgão: BR Distribuidora
Q1190775 Engenharia Ambiental e Sanitária
O transporte de substâncias líquidas poluentes não miscíveis, no solo e na água subterrânea, apresenta diferenças em relação ao transporte de substâncias líquidas poluentes miscíveis. Sobre estas diferenças, analise as afirmativas a seguir.
I - As substâncias poluentes miscíveis podem ser transportadas da superfície para o subsolo pela ação das águas percolantes, tais como águas pluviais. II - No transporte das substâncias poluentes não miscíveis, tais como óleos minerais, somente a zona não saturada do solo é atingida. III - Um líquido percolante não miscível pode atingir ou não o lençol freático, dependendo, dentre outros fatores, da capacidade de retenção do meio poroso na zona não-saturada. IV - Os hidrocarbonetos clorados, especificamente mais pesados do que a água, podem entrar na zona saturada (aqüífero), mesmo pertencendo ao grupo das substâncias não miscíveis. V - Os hidrocarbonetos clorados, especificamente mais pesados do que as águas, são transportados no solo e nas águas subterrâneas de modo similar às substâncias líquidas poluentes miscíveis.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Erradas:

II - As substâncias poluentes não miscíveis também podem atingir a zona saturada do solo e alcançar o lençol freático, mesmo que de forma mais lenta do que as substâncias miscíveis.

V -  os hidrocarbonetos clorados são substâncias poluentes não miscíveis, ou seja, eles não se misturam facilmente com a água, e seu transporte no solo e nas águas subterrâneas é diferente das substâncias líquidas poluentes miscíveis.

Poluente miscível é um poluente que pode se misturar completamente com a água ou outro líquido, formando uma solução homogênea. Isso significa que, quando um poluente miscível é derramado em um corpo d'água ou solo, ele se dispersa facilmente e pode se mover com a água ou fluído, tornando difícil controlar sua propagação e evitando que ele se acumule em um único local. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo