O processo de codificação de linha consiste em representar u...
O processo de codificação de linha consiste em representar um sinal digital em uma forma mais adequada para a transmissão. Relacione os seguintes códigos com as suas respectivas características:
1. AMI.
2. NRZ.
3. MANCHESTER.
( ) Possui boa capacidade de auto-sincronização para longos padrões de “1” e “0” e não possui componente DC, porém o receptor tem que ter a capacidade de detectar 3 níveis para uma transmissão de fonte binária.
( ) Proporciona o uso eficiente do espectro, mas contem componente DC e sincronização sensível a desvios dos relógios do transmissor e receptor.
( ) Possui excelente capacidade de auto-sincronização e ausência de componente DC, mas a taxa do símbolo (baud rate) é o dobro da taxa de bit. É a codificação utilizada em redes locais ethernet (IEEE 802.3).
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - 1, 2 e 3.
A questão pede para relacionar códigos de codificação de linha, que são técnicas usadas para transmitir um sinal digital através de um meio físico, com suas respectivas características. Vamos às justificativas da alternativa correta:
1. AMI (Alternate Mark Inversion): Este código é caracterizado pela alternância no nível de tensão para a representação de bits "1", enquanto os bits "0" são representados por um nível zero. A primeira característica mencionada no enunciado, "boa capacidade de auto-sincronização para longos padrões de '1' e '0' e não possui componente DC, porém o receptor tem que ter a capacidade de detectar 3 níveis para uma transmissão de fonte binária", corresponde ao AMI. Isso porque o AMI não produz uma componente DC, pois o nível de tensão médio é zero, e a necessidade de detectar três níveis (positivo, zero, negativo) é uma característica desse tipo de codificação.
2. NRZ (Non-Return to Zero): O NRZ é um método de codificação onde os sinais de nível alto e baixo são usados para representar os bits "1" e "0", respectivamente. Não há retorno ao nível zero entre os bits, o que pode causar problemas de sincronização. Portanto, a segunda característica, "uso eficiente do espectro, mas contem componente DC e sincronização sensível a desvios dos relógios do transmissor e receptor", descreve o NRZ, já que este código pode resultar em uma componente DC quando há uma sequência longa de bits idênticos e tem uma sincronização delicada devido à ausência de transições de sinal inerentes à codificação.
3. Manchester: A codificação Manchester é conhecida por sua capacidade de auto-sincronização, pois em cada período de bit ocorre pelo menos uma transição de borda que os dispositivos podem usar para manter a sincronização. A característica mencionada por último no enunciado, "excelente capacidade de auto-sincronização e ausência de componente DC, mas a taxa do símbolo (baud rate) é o dobro da taxa de bit", alinha-se com a codificação Manchester. Isso acontece porque cada bit é representado por duas mudanças de nível, efetivamente dobrando a taxa de símbolos em relação à taxa de bits, e não há componente DC devido à constante alternância de sinais.
Compreender essas três técnicas de codificação de linha é crucial para quem trabalha com transmissão de dados, pois elas influenciam diretamente na eficiência e na confiabilidade da comunicação. A escolha da codificação correta pode impactar o desempenho de sistemas de redes, incluindo a sincronização de relógios, a presença de componente DC e a largura de banda necessária.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Ethernet usa transmissão em banda-base- adaptador envia sinal digital diretamente ao canal broadcast. A placa de interface não desloca o sinal para outra banda de frequência, como nos sistemas ADSL e de cable modem. Muitas tecnologias Ethernet também usam a codificação Manchester. Com esta codificação, cada bit contém uma transição; um 1 tem uma transição de cima para baixo (desce), e um 0 tem uma transição de baixo para cima (sobe). o uso da codificação Manchester é que os relógios nos adaptadores remetentes e receptores não estão sincronizados. Ao concluir uma transição no meio de cada bit, o host receptor pode sincronizar seu relógio com o relógio do hospedeiro remetente. assim q clock do adaptador receptor sincronize, o receptor delinea cada bit e determinar se é 1 ou 0. A codificação Manchester é mais uma operação de camada física do que data link layer
Gabarito: A
AMI --> usa três (3) níveis (valores) de tensao: positivo, negativo e zero
NRZ --> sensível a tensões contínuas de bits consecutivos – componente DC.
Manchester --> Não possui componente DC e consume o dobro de taxa de bit do NRZ.
Gabarito: A.
Cuidado para não confundir as codificações bipolares: AMI e Pseudoternária. Naquela, a voltagem 0 representa o próprio e o bit 1 fica representado com voltagem ora positiva, ora negativa. Nesta, ocorre o processo inverso.
Bons estudos!
Para acrescentar, falou em:
- 3 níveis de sinal: AMI (+ , - , 0)
- Cabo/padrão ETHERNET: Manchester
- Problema com DC: NRZ (provavelmente, pois o RZ tbm pode apresentar algum problema se houver muitos zeros (0) agrupados)
Letra A
TIPOS DE CODIFICAÇÃO DE LINHA
UNIPOLAR (NRZ)
- 1 nível de tensão (sinal)
- possui componente DC no sinal - gera erros na saída
- Não possui sincronismo
POLAR (NRZ-L, NRZ-I, MANCHESTER, MANCHESTER DIFERENCIAL)
- 2 níveis de tensão (sinal) -> CASO DA QUESTÃO
- NRZ-L e NRZ-I: possuem componente DC no sinal - gera erros na saída, e não possui sincronismo
- RZ: reduz o componente DC no sinal, e possui sincronismo
- MANCHESTER E MANCHESTER DIFERENCIAL: elimina o DC no sinal (elimina erros), possui sincronismo na transição do meio do bit, e são Bifásico (dois níveis para um bit)
BIPOLAR (AMI, Pseudoternário)
- 3 níveis de tensão (sinal)
- elimina o DC no sinal (elimina erros)
- possui problema de sincronização para longas sequências de 0's e 1's
_____________
1 nível de tesão = Unipolar (NRZ)
2 níveis de tensão = Polar (NRZ-L, NRZ-I, RZ, Manchester, Manchester diferencial)
3 níveis de tensão = Bipolar (AMI e Pseudoternário)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo