Marcos está concluindo o último semestre de um curso un...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234301 Psicologia
    Marcos está concluindo o último semestre de um curso universitário e buscou assistência psicológica referindo estar muito ansioso, depressivo e com dificuldade para dormir. Ele também informou que havia tentado estuprar uma colega de curso, quando estava embriagado durante uma festa, e que teme que ela o denuncie às vésperas da formatura. Após duas sessões de 50 minutos, ainda em processo avaliativo e sem diagnóstico fechado, Marcos disse ao psicólogo que, devido às suas condições psicológicas, havia entrado com um pedido de dispensa ou adiamento das avaliações finais na universidade e solicitou a ele que emitisse um laudo ou relatório sobre suas condições atuais, para juntar ao pedido feito à instituição.
A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, a tentativa de estupro relatada por Marcos deve constar em qualquer documento psicológico que o profissional emitir nesse caso. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Exige-se conhecimento da Resolução de documentos psicológicos Resolução CFP nº 6/2019.

 

ERRADO. Existe as especificidades dos documentos psicológicos, itens, finalidades componentes dos documentos, precisando delimitar os registros somente o necessário e conforme o objetivo documento, não podendo em qualquer documento emitir determinados ou demandas, é importante compreender cada documento e sua respectiva finalidade.

 

DOCUMENTO PSICOLÓGICO

DESCRIÇÃO

Declaração psicológica

A Declaração tem como finalidade de registrar informações sobre a prestação de um serviço realizado ou em andamento, abrangendo as informações: 

  1. Comparecimento da pessoa atendida e/ou seu acompanhante;
  2. Declarar que a pessoa realizou ou realiza acompanhamento psicológico;
  3. Informar o tempo de acompanhamento psicológico, esclarecendo dias e horários.

Em sua estrutura o conteúdo pode ser em forma de itens ou texto corrido:

  1. Título: “Declaração”;
  2. Texto: Nome completo da pessoa atendida; Finalidade do documento; Local, dias horários e duração do acompanhamento psicológico;
  3. Encerramento: Local, data de emissão, carimbo (que contenha nome completo e registro do conselho).

Atestado Psicológico

Art. 10 Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. § 1.º O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de:

 I - Justificar faltas e impedimentos;

 II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscrevem a Resolução CFP nº 09/2018 e a presente, ou outras que venham a alterá-las ou substitui-las;

 III - Solicitar afastamento e/ou dispensa, subsidiada na afirmação atestada do fato.

Relatório Psicológico

Art. 11 O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

I - O relatório psicológico é composto de cinco itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão.

Parecer Psicológico

 

 

 

 

 

Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.  I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.

I - O Parecer é composto de cinco itens: a) Identificação; b)  Descrição da demanda c)  Análise; d) Conclusão; e) Referências.

Laudo Psicológico

Art. 13 O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida. I - O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor técnico-científico. Deve conter narrativa detalhada e didática, com precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário, em conformidade com os preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão; f) Referências.

 

 

Fonte:

Resolução Federal de Psicologia. Documentos Psicológicos. Resolução CFP nº 6/2019.

 

Gabarito da professora: ERRADO

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO "ERRADO"

o paciente não pode ser exposto em documento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo