Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252179 Medicina Legal
Tanto o teste de Kastle-Meyer (fenolftaleína) quanto o teste do luminol (3-amino-ftalhidrazida) dependem de reações de oxidação.

Essas reações são catalisadas:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - pelo ferro da hemoglobina sanguínea.

Vamos analisar o tema da questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la. A questão aborda os testes de identificação de sangue, especificamente o teste de Kastle-Meyer e o teste do luminol, ambos baseados em reações de oxidação, que são fundamentais em investigações forenses.

O teste de Kastle-Meyer utiliza a fenolftaleína em um estado reduzido (incolor) que, na presença de peróxido de hidrogênio e ferro da hemoglobina, é oxidada, resultando na produção de um composto de cor rosa.

O teste do luminol envolve a 3-aminoftalhidrazida, que também reage com o peróxido de hidrogênio na presença do ferro da hemoglobina. Essa reação gera quimioluminescência (emissão de luz), que é visível no escuro, facilitando a detecção de manchas de sangue.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - pelo enxofre das ligações dissulfeto das proteínas do cabelo.
O enxofre presente nas ligações dissulfeto das proteínas do cabelo não participa das reações de oxidação envolvidas nos testes de detecção de sangue.

B - pela fosfatase ácida prostática do sêmen.
A fosfatase ácida prostática é uma enzima presente no sêmen e não tem relação com as reações de oxidação específicas para a detecção de sangue.

C - pelo fosfato presente em moléculas de DNA.
O fosfato no DNA não é um catalisador de reações de oxidação e, portanto, não participa dos testes de identificação de sangue.

E - pela amelogenina do esmalte dentário.
A amelogenina é uma proteína envolvida na formação do esmalte dos dentes e não tem função nas reações de oxidação usadas para detectar sangue.

Portanto, a resposta correta é D - pelo ferro da hemoglobina sanguínea, que é o catalisador principal nas reações de oxidação utilizadas tanto no teste de Kastle-Meyer quanto no teste do luminol.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e a resolução da questão. Se precisar de mais alguma ajuda, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Teste Kastle - Meyer é um exame utilizado para detectar a possível presença de hemoglobina através da atividade da peroxidase da hemoglobina presente no sangue que catalisa a oxidação da fenolftaleína (a forma reduzida da fenolftaleína que é incolor) em fenolftaleína, que é visível através de uma cor rosa brilhante. O teste Kastle-Meyer é uma forma de teste de sangue catalítico, sendo um dos principais tipos de exames forenses comumente empregadas pelos laboratórios de criminalistica na identificação química do sangue.

GAB: LETRA D

Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.

O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime. Mesmo que o local ou outros itens, como roupas, carpetes, etc., tenham sido lavados antes, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro e ainda assim o local é “iluminado” pelo uso do luminol. Com o local escuro, é possível ver bem os pontos azuis que indicam a presença de sangue.

Os testes acima mencionados são empregados para a determinação de presença de sangue em cena de crime.

O Teste Kastle - Meyer é empregado para determinar presença de hemoglobina. Para isso, analisamos a atividade da enzima peroxidase da hemoglobina presente no sangue.

Coletamos uma pequena amostra do material a ser avaliado com o uso de um swab umedecido sobre o qual se adiciona uma gota do Reativo de Kastle-Meyer (uma solução alcalina e incolor de fenolftalína – nome dado à fenolfitaleína em sua forma reduzida, que é incolor).

Gotejamos uma gota de água oxigenada, em sequência e a coloração rósea aponta resultado positivo.

 

Já o exame de reagente luminescente este reage indiretamente com o grupo heme da hemoglobina, após reação oxidativa.

Temos a formação de luminescência (cor azul) que pode ser vista a olho nu em ambientes escuros.

O reagente mais conhecido é o luminol. É um teste com altíssima sensibilidade, sendo capaz de revelar manchas latentes mesmo após anos da ocorrência do crime. Porém, não é teste de certeza. Pode dar falsos positivos (na presença de íons metálicos e hipoclorito de sódio, por exemplo).

Sendo assim, teremos a reação entre os reagentes do teste com o ferro (íon ferro) presente na hemoglobina.

Gabarito: letra D

Quer um excelente material para sua aprovação (isoladas)? 16 98118-0811

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo