Com relação ao processo de avaliação psicológica e psicodiag...
O uso qualitativo das escalas Wechsler de inteligência é adequado para avaliação de senescência e demência entre idosos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Exige-se conhecimento de avaliação psicológica quanto a escala Wechsler de inteligência e sua funcionalidade específica para idosos.
CERTO. A escalas Wechsler de inteligência é um instrumento que pode ser utilizado em crianças, adolescentes, adultos e idosos, caracterizada pelos aspectos psicométricas. E de fato esta escala pode avaliar a senesência (processo natural do envelhecimento) e dêmencia no idosos pela caracterização da mesma consegue avaliar constructos associados a esta demanda.
Em um estudo utilizando a escala com idosos obteve-se o seguinte resultado:
O desempenho de idosos com demência de Alzheimer ao de saudáveis na Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI), em processo de normatização no Brasil. Seis pacientes com DA foram comparados a seis controles nos quatro subtestes da WASI. Os grupos foram emparelhados por sexo, idade e escolaridade. Através do teste U de Mann-Whitney, observou-se diferença estatisticamente significativa entre os grupos nos subtestes Cubos, Raciocínio Matricial e Semelhanças. Não houve diferença significativa entre os grupos no subteste Vocabulário. Os resultados indicam que idosos com DA apresentam pior processamento visuoespacial e habilidades de raciocínio verbal e não verbal, quando comparados a controles. Em contrapartida, o Vocabulário, medida de inteligência pré-mórbida e de habilidades cristalizadas, não discriminou os grupos. As tarefas de raciocínio (verbal e não verbal) e de habilidades visuoespaciais da WASI podem servir de ferramentas diagnósticas auxiliares na avaliação cognitiva de idosos com DA. |
Fonte:
WAGNER, G. P; IRIGARAY, T. Q.; TRENTINI, C. M.. Habilidades intelectuais em pacientes com doença de Alzheimer: Contribuições da Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI). Neuropsicologia Latinoamericana, Calle , v. 2, n. 3, p. 28-36, 2010 .
Gabarito da professora: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
CERTO
As escalas Wechsler de inteligência, como o WAIS (Wechsler Adult Intelligence Scale) e o WISC (Wechsler Intelligence Scale for Children), são frequentemente usadas para avaliar a inteligência cognitiva em uma variedade de contextos, incluindo a avaliação de idosos em termos de senescência e demência. No entanto, é importante entender que essas escalas foram originalmente desenvolvidas para avaliar a inteligência em uma ampla faixa etária, desde crianças até adultos, e não foram projetadas especificamente para diagnosticar demência.
Bons estudos!
Considerei errado, no entanto, é importante mencionar que enquanto as escalas Wechsler de inteligência são frequentemente utilizadas para avaliações cognitivas em várias faixas etárias, elas são mais apropriadas para avaliar habilidades cognitivas gerais em vez de condições específicas de senescência e demência em idosos. Para uma avaliação precisa dessas condições, são recomendadas ferramentas neuropsicológicas específicas.
A escala Wechsler de inteligência para adultos é o instrumento mais utilizado na avaliação de habilidades cognitivas.
Portanto, é adequada sua utilização para avaliação de demência e senescência em idosos.
A ALTERNATIVA CORRETA É: Certo.
JUSTIFICATIVA: O uso qualitativo das escalas Wechsler, como a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS) ou a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC), é adequado para a avaliação de senescência e demência entre idosos. Essas escalas permitem uma análise detalhada dos perfis de habilidades cognitivas e funcionais, sendo úteis para compreender as mudanças relacionadas à idade e aos déficits cognitivos associados a diferentes tipos de demência. O foco qualitativo pode ajudar a identificar pontos fortes e fracos, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e intervenções mais adequadas.
PONTOS CHAVE:
- Escalas Wechsler são válidas para avaliação em idosos.
- Avaliação qualitativa permite análise detalhada do perfil cognitivo.
- Importância no diagnóstico de senescência e demência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo