No trecho “O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasi...
Texto para as questões 1 a 4.
Mateiros está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas
Mateiros, que fica ao leste do Tocantins, está entre as 10 cidades do Brasil com maior proporção de pessoas quilombolas. A cidade localizada na região do Jalapão possui 2.748 habitantes, e 1.190 pertencem a esse grupo étnico, o que corresponde a 43,3%. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo 2022.
Segundo o órgão, pela primeira vez, a equipe do Censo percorreu os quatro cantos do país para fazer o levantamento da população quilombola. Para isso, foi realizado um recorte com o intuito de abordar as características desse contingente populacional, ao inserir nos questionários, as perguntas “Você se considera quilombola?” e “Qual o nome da sua comunidade?”.
Em todo o Brasil, há 1.327.802 quilombolas, o equivalente a 0,65% de toda a população residente no país. No Tocantins, foram contabilizados 12.881. Proporcionalmente, a cidade de Alcântara (MA) possui a maior população quilombola do país. Do total de 18.466 habitantes, 15.616 são quilombolas, um total de 84,6%. Na lista apresentada pelo IBGE, seis das cidades ficam no Maranhão, uma em Minas Gerais, uma em Goiás, uma Bahia e a outra no Tocantins. No ranking dos estados, o Tocantins aparece em 9º lugar com maior contingente de quilombolas, se comparado com a quantidade de habitantes. O percentual é de 0,85%. O Maranhão está no topo do ranking, com 3,97%.
Durante o Censo, o IBGE fez um levantamento sobre os domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador quilombola e sobre aqueles localizados em Territórios Quilombolas oficialmente delimitados. No Tocantins, conforme a pesquisa, há três territórios quilombolas oficialmente delimitados, com 1.328 moradores. São consideradas assim as regiões que apresentam alguma delimitação formal no acervo fundiário do Incra ou dos órgãos com competências fundiárias no âmbito estadual e municipal. Ainda conforme os dados, 11.553 quilombolas vivem fora desses territórios no Tocantins.
Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia. Acesso em: 28 jul. 2023.
No trecho “O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo 2022. Segundo o órgão, pela primeira vez, a equipe do Censo percorreu os quatro cantos do país para fazer o levantamento da população quilombola”, é possível inferir que os censos anteriores promoveram a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - segregação social das comunidades quilombolas brasileiras.
Vamos analisar o tema central da questão. O trecho analisado menciona que, pela primeira vez, o Censo percorreu todo o país para levantar dados sobre a população quilombola. Isso implica que, em censos anteriores, essa população não foi devidamente inclusa ou mapeada. Assim, a segregação social dessas comunidades pode ter resultado da falta de dados e reconhecimento formal, o que dificultou a implementação de políticas específicas para esses grupos.
Análise das Alternativas:
A - inclusão social dos grupos étnicos de todo território nacional.
Esta alternativa está incorreta. O texto não sugere que censos anteriores promoveram inclusão social, mas justamente o contrário, indicando que era a primeira vez que a população quilombola estava sendo amplamente mapeada.
B - constatação da diversidade étnica do povo brasileiro.
Embora censos possam constatar a diversidade étnica, o texto específico não menciona que censos anteriores fizeram isso. O enfoque está na defasagem de dados sobre quilombolas até o Censo de 2022.
C - segregação social das comunidades quilombolas brasileiras.
Esta é a alternativa correta. A falta de coleta de dados em censos anteriores pode ter contribuído para a invisibilidade e, por consequência, a segregação social dos quilombolas.
D - inserção da população quilombola nas políticas públicas de governo.
Não há indicação no texto de que censos anteriores levaram à inserção de quilombolas em políticas públicas, indicando, ao contrário, uma carência de dados que poderia ter ajudado nesse sentido.
E - demarcação das terras ocupadas pelos quilombolas.
O texto não menciona que censos anteriores realizaram qualquer tipo de demarcação de terras, mas sim que pela primeira vez essas áreas foram mais detalhadamente contabilizadas.
Estratégias para Interpretação:
Uma boa estratégia para responder questões de interpretação de texto em concursos é identificar palavras-chave e expressões que indicam novidade ou quebra de padrão, como "pela primeira vez". Também é importante analisar o contexto geral do texto e o que ele implica sobre ações ou omissões anteriores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
segregação social das comunidades quilombolas brasileiras.
Errei pq não sabia o meaning!
. segregação
ato ou efeito de segregar(-se); afastamento, separação, segregamento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo